Pleno.News estreia coluna sobre gastronomia
A jornalista Juliana Dias passa a escrever sobre o universo e a importância da comida
Pleno.News - 31/08/2018 09h13 | atualizado em 31/08/2018 09h48
A partir de hoje, o Pleno.News tem mais uma nova colunista: Juliana Dias. Jornalista especializada em Gastronomia, Juliana estreia a coluna PAPO DE COZINHA. O espaço é diferenciado. Não trata simplesmente de indicação de receitas. Juliana propõe muito mais que isso.
A colunista vai demonstrar como a comida está interligada com vários aspectos da sociedade e do cotidiano das pessoas, não considerando apenas paladar ou sobrevivência. Sua intenção é contribuir para que os leitores enxerguem o ato de comer sob uma nova ótica. Por exemplo, perceber como a forma de produzir alimentos vem prejudicando não somente o meio ambiente, como também vem causando males contra culturas e relações de trabalho.
– A comida é minha forma de conversar com o mundo – explica Juliana.
A jornalista, que fez, mestrado, doutorado e cursa pós-doutorado em Educação em Ciências e Saúde, explica como tudo começou. Desde pequena, além de gostar de cozinhar, tinha a figura do pai, um paraibano, que fazia questão de preparar comidas nordestinas todo o domingo ou de levar os filhos para comer nas feiras nordestinas da cidade do Rio de Janeiro, como Feira de Caxias ou de São Cristóvão.
– Isso me marcou muito, porque fui percebendo que a comida era um momento e um lugar especial para matar as saudades do sertão. Era uma foma de aproximação com o lugar onde ele nasceu. As tradições estavam sendo mantidas e a gente ia conhecendo a história e a cultura dele. Assim, fui me encantando por todo esse universo da cozinha nordestina. E conclui que a comida estava ligada ao afeto.
Quando foi cursar Jornalismo, Juliana já sabia o que queria. Gostava muito de escrever e decidiu unir as duas paixões: comida e escrita. E lembra do escritor Rubem Alves como seu inspirador.
– Rubem Alves escreveu que a palavra e a comida têm a mesma substância, nascem da mesma mãe: a fome. Fome de cozinhar, comer e escrever sobre comida é uma maneira de compreender o mundo. Costumo dizer que a comida é a minha lente para compreender o universo e colaborar para transformação da realidade. Pela comida você pode enxergar a fome, a pobreza, a miséria, a desigualdade, as culturas. É também uma maneira de se aproximar de pessoas e do mundo que nos cerca.
Juliana, com essa fome de saber, foi pesquisando em diversas áreas: História, Antropologia, Geografia, Literatura… E confirmou que tudo tem relação com a comida. E foi compondo um mosaico para mostrar o quanto a comida é central na vida.
– O jornalismo me ajudou a alimentar essa paixão por escrever sobre comida. Fui abrindo novos caminhos de conhecimento. Abri minha empresa só para oferecer conteúdo sobre gastronomia, até que senti a necessidade de ser pesquisadora, porque essa fome é insaciável. Por isso, estou cursando pós-doutorado e não me canso de estudar sobre o universo da alimentação.
PAPO DE COZINHA vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras e irá revelar essa potencialidade da gastronomia em variados aspectos. O que representa comer hoje, quais as implicações do tipo de comida que você escolhe, qual é o sistema alimentar que alimenta você e o que tudo isso pode causar em sua vida, família e meio ambiente. Além de muitas receitas saborosas, é claro.
Leia também1 Agência se recusa a etiquetar café com alerta sobre câncer
2 Especialista de Harvard diz que óleo de coco é veneno
3 Venezuelanos compram carne estragada por causa da crise