Papai Noel negro faz sucesso em shopping em São Paulo
Crianças e adultos se identificam com o Bom Velhinho do estabelecimento
Jade Nunes - 20/11/2018 11h53 | atualizado em 20/11/2018 13h09

Rubens Campolino, de 70 anos, tem mais de uma razão para comemorar o dia 20 de novembro. Além de ser o Dia da Consciência Negra, nesta terça faz um ano desde que ele estreou como o primeiro Papai Noel negro de um shopping em São José dos Campos, São Paulo.
Rubens, que é metalúrgico aposentado, faz sucesso tanto no local quanto na internet e está levantando questões sobre representatividade.
– Me procuraram e fizeram a proposta de eu ser Papai Noel. Aí eu respondi: “tudo bem, mas você viu a foto minha?, viu que eu sou negro?”. Aí responderam que eu ia ser o primeiro Noel negro. Minha esposa apoiou e disse que eu tinha que me preparar para reações positivas, mas também negativas. E hoje estou aqui – contou sobre o começo dessa empreitada ao portal G1.

Muitas crianças que passam no shopping acabam se identificando com o Papai Noel. É o caso de Diego.
– Ele é especial, tem cromossomopatia e a comunicação dele é toda por meio de gestos. Ele ficou eufórico, apontava para o Papai Noel e apontava para o braço dele, mostrando a cor da pele. Todo mundo diz que a foto dele encarando o Papai Noel dispensa legendas – diz a mãe da criança, a pedagoga Adriana Simões.
Leia também1 Nasce Rael, primeiro filho de Isis Valverde e André Resende
2 Filha de André Valadão é consagrada pelo avô
3 Violência doméstica: Atriz expõe agressões do marido