Leia também:
X André Valadão agradece a Deus por mais um ano de vida

Uso de máscaras prejudica comunicação dos surdos

A Libras é uma língua que não se fala apenas com as mãos, mas também com as expressões faciais 

Virgínia Martin - 17/04/2020 08h57 | atualizado em 17/04/2020 16h05

Carolina e Elizângela Branco, coordenadora nacional de Ministério Incluir, alertam sobre necessidade dos surdos

O Brasil de hoje tem uma população que abriga 5% de pessoas surdas. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que aponta que esta porcentagem representa aproximadamente 10 milhões de brasileiros. Diante de uma situação de pandemia e necessidade do uso de máscaras contra o contágio, como os cidadãos surdos estão administrando o uso de uma ferramenta de defesa que impede que eles possam se comunicar de forma eficiente?

Carolina Correa é líder do ministério Incluir, que engloba pessoas surdas, na Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, zona leste do Rio de Janeiro. Ela chama atenção para o fato de que a comunidade surda é prejudicada nesta hora em que as máscaras são obrigatórias como elemento de proteção. Ela ressalta que poucos se dão conta de que a pessoa que não ouve, precisa de todos os recursos visuais para se comunicar.

– Eu me sinto perdida. Sou surda e fluente em Libras, mas preciso ler os lábios como apoio para meu entendimento. Acredito as pessoas surdas estão enfrentando muito desconforto com tudo isso.

Carolina com o marido e as filhas: adaptação e valorização da comunicação

Carolina também aponta a necessidade de um atendimento diferenciado ao surdo pelo Sistema Único de Saúde. E diz que estratégias devem ser implementadas em locais de trabalho. Muitos surdos têm passado por problemas e não são compreendidos.

– No meu grupo de discipuladores, duas moças surdas trabalham em farmácias. Elas relatam que estão gerando incômodo entre os colegas de trabalho por falta de comunicação porque eles parecem não ter paciência.

A missionária Renata Sanliver também fala a linguagem de sinais e tem atuação em trabalho entre pessoas surdas. Para ela, assim como um repórter de TV retira sua máscara para poder se comunicar de melhor forma com os telespectadores, o surdo também poderia ter essa possibilidade no trabalho para poder se comunicar ou entender alguma informação.

– O surdos têm uma comunicação visual. A LIBRAS é uma língua que não se fala apenas com as mãos, mas também com as expressões faciais.

LIBRAS

Língua Brasileira de Sinais é o conjunto de formas gestuais, utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Dia 24 de abril é celebrado como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – Libras, oficializado pela Lei Nº 13.055 em 22 de dezembro de 2014.

 

Leia também1 Buenos Aires vai multar quem sair de casa sem máscara
2 Polícia prende 10 por roubo de 2 milhões de máscaras em SP
3 Mato Grosso prevê multa a quem não usar máscara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.