Leia também:
X SPFW lança novas tendências de moda. Confira cinco delas!

Outubro Rosa: O que dizem os doadores de cabelo

Como é a experiência de quem participou da campanha contra o câncer, doando os próprios cabelos

Pleno.News - 29/10/2018 13h04 | atualizado em 29/10/2018 13h06

Outubro Rosa chama atenção para a doação de cabelo Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com a campanha Outubro Rosa, é reforçada a conscientização do câncer de mama e da importância da doação de cabelos. É comum ver depoimentos de mulheres que foram acometidas pela doença e tiveram sua autoestima recuperada, graças às perucas feitas por ONGs que são voltadas para esse tipo de serviço. Mas, como será a experiência da doação de cabelo do ponto de vista dos doadores?

Geralmente, quem tem cabelo comprido é apegado a ele. Mas, se desfazer de algo que é recuperável não representa tanto sofrimento. Ainda mais quando serve como possibilidade para ajudar e alegrar uma vida. Na verdade, doar o cabelo com o objetivo de amenizar o sofrimento de alguém enfermo é uma causa nobre. Sem contar que em pouco tempo o doador pode estar com os cabelos enormes novamente.

– Durante toda minha infância e adolescência tive cabelos na altura da cintura. O salão que costumava ir estava fazendo uma campanha onde os cabelos seriam doados a uma instituição que fazia perucas para pessoas com câncer ou HIV. Achei tão linda a causa que resolvi não aparar. Cortei na altura dos ombros – diz a design gráfico Nathalia Freitas.

Cara de satisfeito: Kevin tinha um cabelão que decidiu doar

Muita gente não sabe, mas pessoas de ambos os sexos podem doar os fios. É incomum ver homens participando da ação como doadores, mas não é impossível.

– Eu era muito apegado ao meu cabelo. Desde pequeno ele era muito grande. Foi a primeira vez que cortei em grande quantidade e ele ficou curtinho. Só cortei mesmo para doar, porque é uma causa muito grande e que não recebe tanta ajuda. Meu cabelo, por exemplo, estava com 40 centímetros. Doei muita coisa – conta Kevin Marcos Cordeiro, de 17 anos.

As instituições que fabricam as perucas não se limitam apenas ao sexo feminino. Qualquer pessoa pode colaborar pra deixar mais bonita a vida das mulheres que sofrem com o câncer de mama. O importante é ter empatia e estar disposto a ajudar.

Leia também1 Solidariedade: Rio Imagem receberá doações de cabelo
2 Outubro Rosa: Conheça ONGs que recebem doação de cabelo
3 Por que o Outubro Rosa é importante? Entenda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.