Leia também:
X Enfermeira cria perucas para crianças com câncer nos EUA

Onze turistas que visitaram o Brasil tiveram febre amarela

Relatório ainda aponta duas mortes de turistas pela doença em 2018

Gabriel Gontijo - 22/03/2018 13h27 | atualizado em 22/03/2018 14h41

Ilha Grande foi o local com o maior índice de turistas infectados Foto: Divulgação

Onze turistas que viajaram pelo Brasil em 2018 contraíram febre amarela. As informações são da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde na América, e foram divulgadas no último boletim.

O número de turistas que foram infectados aumentou em relação aos dados divulgados em fevereiro pela entidade, quando dois casos foram registrados.

A maior parte dos contágios aconteceu em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, onde nove pessoas contraíram a doença. Os outros dois aconteceram em Mairiporã, no estado de São Paulo, e um em Brumadinho, em Minas Gerais.

De acordo com a OPAS, todos os turistas não foram vacinados. A Sociedade Internacional de Medicina de Viagem já havia divulgado detalhes de alguns casos em turistas brasileiros. A entidade mantém um boletim em que médicos reportam os casos que trataram; nesses relatos, há duas mortes, de um turista suíço e de um chileno. Nesses dois casos, as mortes aconteceram pela recusa de ambos em tomarem a vacina.

Além destes, outros dois turistas chilenos contraíram a doença no Brasil, além de quatro argentinos, um romeno, um holandês e um francês. Mas não houve registros de óbitos.

Além do Brasil, sete países da América Latina confirmaram casos de febre amarela: Bolívia, Colômbia, Equador e Guiana Francesa. Apesar disso, o maior número de casos é o brasileiro, mas a OPAS alerta que a doença tem aumentado também no Peru. Em 2018 já são 22 casos, uma alta em relação ao mesmo período de 2017, quando cinco pessoas tiveram febre amarela.

Leia também1 Vacina da febre amarela será estendida para todo o país
2 São Paulo reinicia vacinação contra febre amarela
3 Rio Imagem amplia hora de vacinação contra febre amarela

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.