Leia também:
X Rider relança sucesso dos anos 1990

OMS quer imposto maior para combater tabagismo

De acordo com estudo, aumentar o preço do tabaco é a melhor forma de frear o consumo

Jade Nunes - 20/07/2017 11h16 | atualizado em 20/07/2017 12h25

OMS afirma que aumentar imposto sobre tabaco é a melhor estratégia para diminuir o consumo Foto: EFE/Sashenka Gutiérrez

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento de impostos sobre o tabaco é a forma mais eficaz de reduzir o consumo. Essa seria a melhor estratégia para incentivar os compradores a deixar de fumar, embora seja a menos utilizada a nível global.

Calcula-se que uma de cada dez mortes no mundo é causada pelo tabagismo. Mesmo assim, na última década, os impostos aplicados sobre os produtos de tabaco apenas variaram e se mantiveram relativamente baixos, ainda segundo a OMS.

O estudo “Epidemia global do tabaco”, referente a 2017, indica que aumentar o preço do tabaco é especialmente efetivo entre os fumantes de baixa renda. Também é uma forma de prevenir a iniciação precoce ao tabagismo. Estima-se que um aumento de 10% no preço de venda do cigarro poderia reduzir em 4% o consumo em países mais ricos e em torno de 5% nos países de média e baixa renda.

A pesquisa ainda aponta que a indústria tabagista utiliza cada vez mais os litígios comerciais internacionais como uma forma de bloquear a implementação de muitas políticas de controle do tabaco. A OMS pede aos países que limitem os acordos financeiros e interações com a indústria para evitar interferências na implementação de leis locais e programas de controle do tabagismo.

*Com informações da Agência EFE

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.