Leia também:
X Marina Ruy Barbosa revela fotos da cerimônia religiosa

Novo remédio para crianças com diabetes chega ao SUS

Insulina será disponibilizada a partir de 2018 na rede pública

Camille Dornelles - 16/10/2017 14h34 | atualizado em 16/10/2017 14h45

Insulina passará a ser ofertada no SUS Foto: Anvisa

A partir de 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) irá ofertar insulina análoga para o tratamento de crianças com diabetes tipo 1. O anúncio foi realizado na última quarta-feira (11) e o governo tem até 180 dias para começar a distribuição.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, defende que a chegada do medicamento ao SUS irá prevenir que a população fique prejudicada, já que a oferta na Farmácia Popular, onde atualmente é distribuída, pode acabar.

– O Ministério paga R$ 10 quando faz a compra direta para distribuir na sua rede própria e R$ 27 para a farmácia que entrega o medicamento. Então já chamamos os setores responsáveis e estamos buscando uma solução para aumentar a oferta – esclareceu Barros.

De acordo com o Ministério, a insulina ofertada pelo SUS será em formato de caneta, o que a torna “mais fácil de aplicar e com menos risco de complicações”.

O remédio será ofertado gratuitamente apenas para crianças. Atualmente, 1 milhão de crianças tem diabetes tipo 1 já diagnosticada e o governo estima que 100 mil sejam beneficiadas com a gratuidade do medicamento.

LEIA TAMBÉM
+ Ministro da Saúde vai liberar verbas a vítimas de Janaúba
+ Médicos cubanos reivindicam melhores salários e estadia
+ Mulheres obesas sofrem mais com menopausa, diz estudo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.