Música melhora comunicação em crianças autistas
Pesquisa foi realizada no Canadá
Ana Luiza Menezes - 23/11/2018 16h28 | atualizado em 28/11/2018 17h06

Um estudo realizado no Canadá revelou os benefícios da música para crianças autistas. Cantar e tocar instrumentos podem contribuir para uma melhora na comunicação.
Pesquisadores da Universidade de Montreal e da Escola de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade McGill fizeram uma análise com 51 crianças que apresentam o chamado transtorno do espectro autista (TEA). Durante a avaliação, elas que tinham entre 6 e 12 anos foram inseridas em dois grupos de terapia: um com música e o outro sem.
Depois de três meses de sessões, os pais das crianças que participaram do grupo de música puderam relatar mudanças importantes quanto a comunicação e qualidade de vida de seus filhos. As crianças do outro grupo não apresentaram melhorias na comunicação.
Exames de ressonância magnética foram realizados nos integrantes do grupo de música. Os médicos identificaram que houve uma maior conectividade entre as regiões auditivas e motoras do cérebro. Este resultado foi estimulado pela música.
Para a principal autora da pesquisa, Meghan Sharda, essa relação entre o auditivo e o motor é essencial para a interação social.
– Quando estamos nos comunicando com outra pessoa, precisamos prestar atenção ao que ela está dizendo, planejar com antecedência para saber quando é a nossa vez de falar e ignorar o ruído irrelevante. Para pessoas com autismo, isso pode ser um desafio – explicou ela.
Leia também1 Programa Mais Médicos tem 84% das vagas preenchidas
2 Médico prefere varrer ruas no Brasil do que voltar para Cuba