Leia também:
X No Instagram, Ludmila Ferber celebra o Natal e a vida

Marisa Lobo faz alerta para o suicídio: “Não é só espiritual”

Psicóloga chamou atenção para altos índices do transtorno entre pastores e líderes religiosos

Gabriela Doria - 29/12/2018 18h21

Marisa Lobo alerta para altos índices de suicídio Foto: Reprodução Facebook

A psicóloga, pastora e colunista do Pleno.News, Marisa Lobo, fez um alerta em suas redes sociais neste sábado para as causas do suicídio. Marisa chamou a atenção para que as pessoas levem em consideração que o suicídio não pode ser explicado somente como um problema espiritual.

– Neste mês de dezembro, seis líderes religiosos cometeram suicídio. Quatro homens e duas mulheres. Quem comete suicídio tem transtorno mental e precisava ter sido tratado como tal. Não é só espiritual – afirmou a psicóloga.

No entanto, Marisa não descarta que problemas espirituais também levem a este quadro.

– Digo com certeza que se o diabo teve alguma coisa a ver com isso, ele se aproveitou dessa doença mental. Logo, deixem de ser ignorantes e lutem, não só contra o capeta mas, e principalmente, para curar a depressão, o transtorno bipolar, borderline etc. São essas doenças mentais que abrem brechas espirituais – indicou a profissional.

Marisa também afirmou que o tratamento deste distúrbio se dá em diversas frente e não em uma isolada.

– O ser humano deve ser tratado em quatro dimensões: Bio-psico-social-espiritual. Não julguem, mas mudem suas mentes para ajudar quem precisa. É fácil quem não tem depressão superar problemas de qualquer natureza, aguentam a morte até de filhos. Estes tem suporte emocional e mental para lutarem por suas vidas, reciclam a dor, sobrevivem, não têm a coragem de subtrair sua vida. São capazes de fazer uma avaliação, são resilientes, sofrem, choram, mas não têm coragem – afirmou Marisa.

A psicóloga termina o texto pedindo mais compaixão para aqueles que sofrem e afirma que é preciso discutir o assunto nas igrejas.

– Um doente mental ou sobre efeito de drogas perde o livre arbítrio e pode, na tentativa de acabar com a dor, acabar com sua vida. Precisamos urgente ensinar sobre esse tema na igreja – declarou.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site da CVV.

Leia também1 Retrospectiva: As mortes que abalaram 2018
2 Daniel Mastral lamenta suicídio do filho de 15 anos
3 Ex-A Fazenda compartilha versículo e revela depressão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.