Leia também:
X Vacina da febre amarela será estendida para todo o país

Mãe conta a sua história e fala do Dia da Síndrome de Down

Nádia fala sobre o presente de ser mãe de Enrico, de 2 anos

Natalia Lopes - 21/03/2018 08h10 | atualizado em 21/03/2018 15h23

Enrico e Nádia Foto: Arquivo pessoal

Nesta quarta-feira (21) é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Foi escolhido justamente o dia 21 porque a Síndrome é uma alteração genética no cromossomo 21. A data tem por finalidade dar visibilidade ao tema. A Síndrome não é uma doença e a inclusão é fundamental.

Enrico tem Síndrome de Down e a sua mãe, Nádia, sabe da importância de propagar a informação. Por isso ela criou a página A vida de Enrico e lá conta um pouco do dia a dia dele. A pedido do Pleno.News ela fez esse lindo depoimento.

Enrico Foto: Arquivo pessoal

Meu nome é Nádia, tenho 24 anos, sou casada e tenho dois filhos: Brenno de 6 anos e o Enrico de 2, que tem Síndrome de Down e Diabetes. Tive uma gestação linda, tranquila, trabalhei a gravidez toda. Fiz todos os exames, as ultrassonografias e nenhuma delas constatou nenhum tipo de má-formação.

No dia 15 de novembro de 2015, por volta das 21h30, minha bolsa estourou em casa. Fomos para a maternidade e lá a médica fez os exames e disse que o Enrico nasceria de parto cesárea, pois estava pélvico (sentado). Fizemos a internação e ele nasceu às 00h31 com 2,4 quilos e 42 centímetros.

E ali, naquele momento, assim que ele nasceu, ainda no centro cirúrgico, vieram todas as informações. O Enrico nasceu com uma má-formação na mão direita e a suspeita da Síndrome de Down.

Naquele instante o desespero tomou conta, vieram os medos, as dúvidas e um milhão de questionamentos. O medo do desconhecido, de não saber cuidar. Mas eu e minha família somos pessoas de muita fé, acreditamos em Deus e sabemos que ele tem um propósito na nossa vida, por isso nos mandou o Enrico! Nascia em mim uma pessoa que eu jamais acharia que fosse: forte e disposta a lutar por um mundo melhor, onde as pessoas possam enxergar muito mais que características.

Não vou negar que no começo muitas vezes me bateu aquele medo. Uma insegurança de que ele sofra pela ignorância das pessoas, porque infelizmente em pleno século 21 existe preconceito e pessoas más, que gostam de causar sofrimento aos outros. Mas hoje sou muito segura em relação ao meu filho. Estou certa de que ele veio pra mudar não só a minha vida, mas a de todos que convivem com ele. Enrico é um ser repleto de luz e alegria, dificilmente alguma coisa tira o sorriso lindo que ele tem.

Por isso, acho de extrema importância ser comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. É o dia de mostrarmos para o mundo a evolução dos nossos filhos, conscientizar a todos que as pessoas com Down são seres humanos como qualquer outro, e ensinam muito mais do que aprendem.

Se tivesse que escolher, escolheria o Enrico mil vezes exatamente como ele é, sem tirar nem pôr. Pra mim, a Síndrome de Down é só um detalhe na vida dele, que tem muito mais do que um diagnóstico pra mostrar.

Leia também1 EBD investe em inclusão de pessoas com deficiência
2 10 maneiras de como ensinar gratidão para as crianças
3 Site especializado em leitura infantil dá 10 dicas de livro

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.