Leia também:
X Confira as tendências de esmaltes para o verão 2018

L, G, B, T*, Q, A, I, P e outras siglas confundem sociedade

Entenda o que cada uma significa nesse emaranhado de possibilidades de referências sexuais

Virgínia Martin - 14/12/2017 12h08 | atualizado em 14/12/2017 17h19

Confusões e estigmas na sociedade diante de multiplicidade de referências Foto: Pixabay

Cada vez mais as minorias se aglutinam, exemplo da máxima de que “juntos somos fortes”. E assim caminha a humanidade e mais ainda a comunidade GLS, que se transformou em LGBT, depois em LGBTTT ou LGBTI, LGBTQ, LGBTTTIS e por aí vai. Mas como entender essas siglas?

A mais conhecida é a GLS, que apontava para gays, lésbicas e simpatizantes. No entanto, ativistas pró-identidade de gênero também são a favor da inclusão, o que rendeu a sigla LGBT, que engloba bissexuais, travestis e transexuais. E sobre LGBTTTIS? O Pleno.News com o objetivo de esclarecer seus leitores, preparou uma lista apresentando essas diferenças. Leia abaixo e acompanhe a evolução desse universo chamado “colorido” e suas complexidades em letras:

LGBTTTIS – Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, intersexuais e simpatizantes.

Assexual – não se sente atraído por nenhum sexo ou gênero.

LGBTQ ou LGBTQI – Inclui a perspectiva teórica e política dos estudos sobre Queer.

Queer – Movimento que toma uma direção não esperada, que contesta às normas dominantes, de modo que lésbicas, gays, intersexuais, bissexuais, transexuais, podem viver com menos medo no mundo, segundo Judith Butler, defensora da teoria Queer.

Travesti – Não se identifica com o gênero biológico e se veste e se comporta como pessoas de outro sexo.

Transgênero – Quer poder se expressar como o sexo oposto (usando roupas, por exemplo), mas não tem necessidade de modificar sua anatomia corporal.

Pansexual – Aquele que se sente atraído por pessoas de qualquer gênero, seu desejo sexual é abrangente, podendo se dirigir inclusive a objetos.

Transexual – Sente que sua anatomia não corresponde à sua identidade e tem um forte desejo de modificar o corpo. O que pode acontecer por meio de terapia hormonal e de cirurgia de redesignação sexual, o que não acontece com as travestis.

Cisgênero – Quem nasce se identificando com seu gênero. Daí a nomenclatura Mulher Cis, Homem Cis.

Bissexual – Que se relaciona sexual e/ou afetivamente com quaisquer gêneros/sexos.

O que é o que é neste emaranhado de designações. – Fonte G1

Intersexual – Com uma variedade de condições genéticas e/ou somáticas, resultando em corpos nem puramente masculinos ou femininos (interno/e ou externamente). Anteriormente era chamado de hermafrodita.

Genderfluid (gênero fluído) – Aquele que se identifica tanto com o sexo masculino ou feminino. Sente-se homem em determinados dias e mulher em outros.

Essa multiplicidade de designações tem sido disseminada pelo estardalhaço midiático e estão também determinadas pelo Grupo GEMIS – Gênero, Mídia e Sexualidade. Diante de índices de homofobia, lesbofobia e transfobia, ainda existe muita confusão de interpretação e estigma.

Independentemente de convicções de credos e conceitos, o tão clamado respeito deve imperar em todos os âmbitos de discussão, sem que a opinião pública seja pressionada ou torne-se confusa. Vale o esclarecimento.

Bandeira Gay
Bandeira Intersexual
Bandeira Pansexual

 

Leia também1 Crise faz pequeno comércio ganhar força no Natal
2 Por que os ímpios prosperam tanto?
3 Onde estão os teus acusadores?

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.