Igreja Anglicana do Brasil aprova casamento gay
Denominação liberou a união em seu Sínodo Geral 2018
Henrique Gimenes - 03/06/2018 13h06 | atualizado em 04/06/2018 13h11
Neste feriadão, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil está realizando o Sínodo Geral 2018. Nesta sexta-feira (1º), a denominação aprovou um tema controverso: o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A votação ficou em 57 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções.
Foi a terceira vez que o assunto foi levado ao Sínodo Geral. Segundo a Igreja, a pauta já era reivindicada desde 1997 de maneira formal. O bispo Primaz do Brasil, Francisco de Assis da Silva, disse que a decisão ampliará as fronteiras da Igreja.
– Senti a decisão como resultado da presença e trabalho do Espírito Santo. Isso amplia nossas fronteiras, permitindo que nós possamos ser mais acolhedores à diversidade no nosso país – destacou.
De acordo com a denominação, não será preciso realizar mudanças litúrgicas, pois o rito matrimonial já havia sido alterado para apresentar um gênero neutro, de modo a permitir o uso do texto para casamento para pessoas do mesmo sexo.
A Igreja Episcopal Anglicana possui 80 milhões de membros e é a terceira maior denominação cristã do mundo. Ela fica atrás da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas. No Brasil, é estimado que mais de 100 mil brasileiros tenham sido batizados.
Leia também1 Mulheres capricham o look na Marcha para Jesus
2 Alerta! Veja os esmaltes que estarão em alta neste inverno