Leia também:
X Marcos Mion homenageia filho autista: “Deus te enviou”

Flacidez: Conheça as causas e saiba como para combater

Condição atinge as mulheres acima dos 30 anos, na maioria das vezes

Jade Nunes - 27/03/2018 10h28 | atualizado em 27/03/2018 11h11

A doutora Maria Paula Del Nero Foto: Reprodução/Facebook

A flacidez da pele é uma preocupação constante no dia a dia das mulheres. Muitos são os motivos que causam este efeito indesejado. A draª Maria Paula Del Nero, responsável pela clínica Healthy, ressalta que a genética, a perda de peso e a idade são os principais causadores de flacidez.

– Embora alguns homens sofram com o transtorno, a flacidez ocorre com mais frequência nas mulheres. Isso acontece, principalmente, devido às variações hormonais da produção de colágeno e elastina, além, claro, da predisposição genética, principalmente em pessoas com a pele muito clara, ao contrário da pele negra que tem uma fibra colágena mais firme. A idade também é uma grande vilã, pois nós perdemos uma média de 1,5% de colágeno ao ano depois dos 30 anos. Isso quer dizer que com 75 ou 80 anos nós temos 75% de colágeno a menos no corpo – afirma a médica.

Mesmo assim, não é difícil ouvir queixas de pessoas jovens sobre flacidez, pois a perda de peso drástica, por meio de dietas, também pode desencadear a condição.

– Dietas drásticas e cirurgias bariátricas também trazem como efeitos colaterais a flacidez -ressalta a doutora Del Nero.

Como evitar e quais os melhores procedimentos para combater a flacidez são algumas das dúvidas que surgem ao longo do caminho e, devido aos tratamentos estéticos e produtos preventivos existentes no mercado, solucionar o problema está cada vez mais fácil.

Para combater o problema é necessário adotar algumas medidas preventivas, como uma dieta balanceada, à base de verduras, frutas e legumes e ingestão de água. A draª Maria Paula Del Nero dá algumas dicas:

1. Hidratação
A elasticidade da pele está diretamente relacionada aos níveis adequados de hidratação. Há como combater a flacidez, maximizando a elasticidade da pele mantendo uma boa hidratação no dia a dia. Recomenda-se tomar, em média, 2 litros de água por dia, podendo variar conforme peso.

2. Musculação
Como a flacidez costuma aparecer frequentemente em algumas áreas específicas do corpo, é válido investir em exercícios para essas regiões. Abdome, parte interna da coxa e glúteos são alguns dos pontos mais propensos e devem ser exercitados.

3. Alimentação
Uma dieta para evitar a flacidez deve conter muitas verduras, frutas, legumes e proteínas magras. Além de nutrientes importantes para a saúde da pele e da musculatura. Há também a opção de repor com colágeno hidrolisado ou peptídeos, isso ajuda numa média de 5% no combate à flacidez.

4. Proteção
Uma das maiores causas da flacidez é a exposição excessiva ao sol. Os raios ultravioletas danificam a epiderme e a derme, a camada mais profunda da pele. E é exatamente na derme que se encontra o colágeno, uma proteína produzida pelo próprio organismo e responsável por manter a firmeza da pele. Os raios de sol têm a capacidade de destruir a estrutura do colágeno, prejudicando a sustentação da pele.

5. Tratamentos estéticos
Os tratamentos bioestimulador, à base de radiofrequência, também auxiliam no estímulo da fibra colágena para aumentar a produção da substância, minimizando os efeitos. Segundo a draª Maria Paula Del Nero, o ácido polilático, conhecido também como Sculptra, é o tratamento mais recomendado para a prevenção da flacidez corporal, podendo aumentar a produção de colágeno em até 70%, benefício que nenhum outro tratamento disponível no mercado proporciona.

Leia também1 Gisele Bündchen lançará livro de memórias ainda em 2018
2 Número de plásticas de nariz cai 43% nos Estados Unidos
3 Marca M. Officer é condenada de novo por trabalho escravo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.