Leia também:
X Crudivorismo: A dieta de quem só come alimentos crus

Faça treinos para ganhar força e velocidade na corrida

Personal trainer dá dicas de como evitar a fadiga durante o exercício

Jade Nunes - 22/02/2018 12h03 | atualizado em 22/02/2018 13h54

É importante ganhar força e potência para praticar a modalidade Foto: Pixabay

A corrida é um dos esportes que mais conquistam adeptos em todo o mundo. Por isso, é cada vez mais comum vermos os parques, ruas e academias cheias de pessoas praticando esta atividade.

A modalidade, além de promover a perda de peso, gera bem-estar e qualidade de vida para quem a pratica. No entanto, para obter um bom desempenho e não sofrer lesões, não basta apenas correr. É muito importante aliar o treino a exercícios que irão equilibrar e oferecer a energia correta para a atividade.

De acordo com o especialista da Bio Ritmo, Ronaldo Martinelli, existem exercícios essenciais para quem corre, que vão trabalhar dois aspectos muito importantes: a força e a potência.

– Com o desenvolvimento destas duas capacidades físicas, o corredor consegue ser mais eficiente em recrutar a musculatura, retardando a fadiga – comenta Martinelli.

O especialista indica treinos específicos para alcançar os objetivos. Confira:

Burpee
Em pé, com as pernas na linha dos ombros. Abaixe-se executando um movimento de agachamento com as mãos ao lado do corpo buscando o chão, sem apoiar os calcanhares. Jogue seus pés para trás numa posição de prancha. Volte à posição anterior e, a partir desta condição, de preferência com os calcanhares apoiados no solo, retorne à posição em pé.

Agachamento com Salto
Em pé, tronco reto e pés na largura dos ombros. Realize o agachamento, mantendo abdome contraído. Força nas pernas, descendo até os joelhos ultrapassarem ligeiramente a ponta dos pés, com o quadril flexionando para trás durante o movimento, inclinando ligeiramente o tronco. Durante o movimento de subida realize um salto, impulsionando o máximo que conseguir. Na fase descendente do salto, procure cair na mesma posição referencial de saída, mas já em direção a um novo movimento de agachamento.

Subida Banco Alternado
Em pé, pernas na linha dos ombros, em frente a um banco com altura maior de 30 cm. Apoie um dos pés no banco e, concentrando a força na perna que está apoiada, projete o tronco para cima, em direção ao banco. Quando a perna que estava no solo alcançar a outra, deixe ela apoiada e desça com a outra perna, controlando o movimento. Faça a mesma troca no apoio da perna no movimento seguinte. Sempre uma delas deve ficar apoiada no banco.

Afundo alternado com salto
Em pé, tronco reto e pés na largura dos ombros. Projete uma das pernas à frente e realize o movimento de afundo, flexionando quadril, joelhos e tornozelos. Desça o tronco numa posição vertical e mantenha um alinhamento de perna ântero/posterior num ângulo de 90°. O joelho da perna de trás deve chegar próximo ao solo. Durante o movimento de descida e subida, projete a força nas pernas, impulsionando um salto e, durante a fase aérea, troque a posição das mesmas.

Arremesso Medicine Ball
Em pé, com as mãos segurando uma medicine ball próxima ao peitoral e pés na linha dos ombros. Comece flexionando braços e ombros, elevando-os além da linha da cabeça. Simultaneamente, estenda o tronco, projetando-o para trás, deixando a perna na ponta dos pés. Quando chegar a esta posição, arremesse a medicine ball em direção ao chão, usando a potência de ombros, tronco e flexionando as pernas na fase final do arremesso. Pegue a bola durante a subida após ela bater no chão e repita o movimento.

Observação: Estes exercícios podem ser realizados de duas a três vezes na semana, ou de acordo com as orientações do seu treinador de corrida.

Leia também1 Crudivorismo: A dieta de quem só come alimentos crus
2 Dietas reduzem as medidas rapidamente. Mas fazem bem?

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.