Leia também:
X Flacidez: Conheça as causas e saiba como para combater

Estudo descobre anticorpo que combate início do Alzheimer

Cientistas encontraram proteína capaz de eliminar placas da doença ainda em seu estágio inicial

Gabriela Doria - 27/03/2018 17h23

Pesquisadores norte-americanos descobriram anticorpos que pode eliminar placas de Alzheimer anos antes da doença começar a se manifestar. O estudo foi publicado no Journal of Clinial Investigation. Até o momento, os cientistas só testaram a eficácia dos anticorpos em ratos.

Atividades intelectuais ajudam a prevenir a doença de Alzheimer Foto: Wikimedia/Jorge Royan

As proteínas do sangue podem se tornar uma nova aliada no combate ao Mal de Alzheimer, uma vez que conseguem eliminar as placas amiloides. As placas amiloides se acumulam no cérebro do portador da doença ainda em sua fase inicial, e, futuramente, provoca danos cerebrais típicos do distúrbio.

– Muitas pessoas acumulam amiloide durante muitos anos, e o cérebro não consegue se desfazer dele. Ao eliminar as placas, se começarmos suficientemente cedo, poderemos impedir as mudanças antes que elas provoquem perda de memória, confusão e deterioração cognitiva – declarou o principal autor da pesquisa, David Holtzman, da Universidade de Washington em Saint Louis.

Em um estudo anterior, Holtzman e sua equipe já tinham provado que um composto baseado em DNA que atua sobre o gene APOE, uma proteína que faz parte das placas de Alzheimer, pode diminuir a lesão causada no cérebro pela doença.

Ainda segundo os pesquisadores, os estudos continuarão buscando outros anticorpos seguros e eficazes para serem testados em humanos.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Conheça as variações de cura com células-tronco
2 SUS oferecerá remédio contra casos graves de Alzheimer
3 Conheça 4 tipos de dança e os benefícios para a saúde

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.