Leia também:
X Ator Robert de Niro termina casamento de mais de 20 anos

Estudo alerta sobre alergia ao leite de vaca em crianças

Médicos defendem que esse tipo de alimento deve receber atenção extra

Ana Luiza Menezes - 21/11/2018 16h11

Leite de vaca desencadeia alergia alimentar entre menores de 5 anos Foto: Pexels

Um estudo realizado pela equipe do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI), nos Estados Unidos, revelou que o leite de vaca desencadeia alergia alimentar entre menores de 5 anos. Os pesquisadores ouviram mais de 53 mil pais entre outubro de 2015 e setembro de 2016.

Com a análise, foi descoberto que mais de 2% das crianças americanas abaixo de 5 anos têm alergia ao leite. Por isso, esse tipo de alimento deve receber atenção extra.

– As crianças nos Estados Unidos passam os primeiros anos bebendo leite, por isso, é importante saber que muitas delas podem ser alérgicas – avaliou Christopher Warren, principal autor do estudo.

Outro autor da pesquisa, Ruchi Gupta, explicou que existe diferença entre alergia ao leite e intolerância.

– Uma criança pode ter uma intolerância à lactose que seus pais confundem com uma alergia ao leite. É importante que qualquer criança suspeita de ter alergia ao leite tenha o diagnóstico confirmado com um alergologista. Uma alergia alimentar de qualquer tipo pode ter um grande efeito em uma casa – afirmou.

Especialistas afirmam que pessoas que têm alergia à proteína do leite de vaca pode apresentar sintomas como coceira, urticárias e inchaço. Em entrevista a uma revista brasileira, o pediatra Fábio Ancona, revelou que a falta de um disgnóstico pode até levar a morte por anafilaxia, em casos extremos de reação mais grave.

Outro médico, Antonio Carlos Pastorino, chefe da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança, em São Paulo, informou que a intolerância à lactose acontece quando o organismo não produz a quantidade ideal de lactase, uma enzima intestinal responsável por digerir a lactose. Isso acarreta reações como diarreia, vômito e assadura perianal

Assim que identificado, os médicos devem aconselhar os pais sobre como evitar o leite e quais os alimentos não devem ser cortados da alimentação de forma desnecessária.

Leia também1 Maisa rebate críticas ao seu corpo: "Linda, saudável e feliz"
2 Lucas Lucco leva agulhadas para prevenir a calvície

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.