Leia também:
X Saiba identificar se seu filho está sob influência da Momo

Dia da Felicidade: Saiba como surgiu a comemoração

Dia Internacional da Felicidade é comemorado em 20 de março desde 2013

Camille Dornelles - 20/03/2019 08h04

Dia Internacional da Felicidade é comemorado em 20 de março Foto: Pixabay

Nesta quarta-feira (20), comemora-se o Dia Internacional da Felicidade. A criação da data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho de 2012, afirmando que “a busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano”.

A iniciativa veio do Butão, que mede a felicidade da sua população da mesma maneira como mede o Produto Interno Bruto (PIB) econômico. O governo butanês tem essa diretriz desde 1972. O país então decidiu propor uma data especial para lembrar aos países que cidadãos felizes são tão importantes quanto cidadãos produtivos.

O FIB, como é chamado o índice da felicidade, é composto por dez pilares: educação para a inclusão social, preservação e promoção dos valores culturais, resiliência ecológica, boa governança, vitalidade comunitária, saúde, desenvolvimento sustentável, diminuição da jornada de trabalho, esporte, igualdade entre gêneros e liberdade de pensamento.

Com aprovação total dos 193 países-membros, a proposta do Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de março. Assim, em 2013, o mundo comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Leia também1 Dez filmes sobre felicidade que todos precisam ver
2 Especialista em felicidade diz qual a melhor decisão da vida
3 ONU: Finlândia é o país mais feliz do mundo. Brasil é 28º

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.