Leia também:
X Alimentos industrializados deverão ter menos açúcar

Crianças e adolescentes estão praticando menos exercícios

Estudo defende que atividade física contribui para o desenvolvimento

Ana Luiza Menezes - 26/11/2018 17h14

Crianças precisam praticar mais exercícios Foto: Pexels

Um estudo apresentado na Conferência e e Exibição Nacional da American Academy of Pediatrics 2018, em Orlando, nos Estados Unidos, revelou que as crianças não têm seguido uma recomendação mínima de exercícios semanais. O levantamento analisou cerca de 8 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, durante três anos e descobriu que as 49,6% que praticam alguma atividade ainda estão abaixo do que seria o ideal.

Segundo os pesquisadores, o certo para os menores de idade seria praticar exercícios 60 minutos por dia ou 420 minutos por semana. Do grupo acompanhado pelos especialistas, apenas 5,2% conseguiram atingir as metas diárias. Outros 5% afirmaram que não se exercitam.

A maioria participa de atividades por mais tempo, porém por menos dias. Esse modelo não é indicado porque pode causar lesão repetitiva.

– O exercício deve ser usado como um sinal vital de saúde. (…) Existem inúmeras vantagens da atividade física. Fazer essas perguntas pode abrir a porta para os médicos terem conversas importantes com as famílias sobre como garantir que as crianças obtenham esses benefícios – defendeu Julie Young, assistente de pesquisa na Divisão de Medicina Esportiva Pediátrica do Hospital Infantil Nationwide.

Os pesquisadores revelaram ainda que os meninos praticam uma média maior de exercícios do que as meninas. Fora isso, quanto mais nova, menos atividades a criança pratica. Os especialistas defendem, porém, que é importante considerar que o exercício na primeira infância é vital para o desenvolvimento de habilidades motoras, entre outros benefícios que poderão ser vistos ao longo de uma vida.

Leia também1 Alimentos industrializados deverão ter menos açúcar
2 Bebê nasce com coração para fora do tórax na Bolívia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.