Leia também:
X Viagens de Uber poderão ser transformadas em milhas

Conheça youtubers que usam o canal para ajudar pessoas

Eles abrem espaço para ajudar em questões de ensino, motivacionais e até de fé. Saiba quem são

Emerson Rocha - 04/12/2017 15h21 | atualizado em 04/12/2017 15h37

Nos últimos anos ninguém mais duvida da força da internet em nosso cotidiano. Quando é bem explorada, ela pode ajudar muita gente nos mais diversos assuntos. Há ferramentas de pesquisa, dicionários, tradutores, mapas, relacionamentos, entre outros. Mas existem pessoas que estão investindo em ajudar ao próximo em questões de estudos, motivacionais e até de fé. O Pleno.News foi conferir de perto essa nova tendência.

Um dos mais influentes professores no Youtube é o carioca Rafael Procópio. Em seu canal Matemática Rio, ele já alcançou a marca de 970 mil seguidores. Seus vídeos explicativos já foram vistos mais de 60 milhões de vezes. Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rafael acredita que a internet pode contribuir para que os jovens voltem a ter ânimo pelos estudos.

– De fato a internet é um excelente caminho para os jovens. Ele estuda normalmente no melhor horário e até decide qual professor se identifica melhor. Até porque, o jovem, atualmente, está mais proativo. Na internet, ele sabe o que está buscando. Há uma série de vantagens nisso, como mais foco e tempo melhor aproveitado. Diferente do professor presencial, com o online o aluno pode se aprofundar quanto quiser na internet – argumenta o Professor Rafael Procópio.

Procópio ainda acrescenta que a motivação é a mesma que tem nas salas de aula reais.

– As aulas no Youtube são bem diferentes das que são ministradas presencialmente. Pra mim, a grande diferença está na satisfação do professor. Em sala de aula, a resposta dos alunos é instantânea. Você recebe na hora se ele entendeu o ensinamento. Já online, esse feedback demora mais um pouco, mas vem nos comentários e críticas. É bom também.

Motivacional e de afirmação
Já a jornalista Alinne Prado começou um trabalho recente na internet. Com passagens por programas de entretenimento da TV Globo, como Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você e Vídeo Show, ela foi buscar em sua essência a motivação para conversar com as pessoas.

– A ideia de abrir um canal no Youtube nasceu pela intenção de ter proximidade maior com o público. Quero que as pessoas conheçam minhas ideias, de fazer uma rede do bem. Que elas saibam o que rola dentro da minha cachola. Um canal de autoimagem e aceitação para conscientizar de que as pessoas nasceram sim, para vencer. Mas que uma vez vitoriosos, não devemos esquecer dos nossos semelhantes – disse Alinne, que tem o canal Na Cacholla no Youtube.

Ela ainda se preocupa com sua exposição pessoal nas redes sociais, justamente para não ser apenas movida a números de likes. O que a nova youtuber tem certeza mesmo é que o online chegou para ficar na vida de todos.

– Na verdade acho que a internet é um caminho natural não apenas para pessoas da TV, mas para todos nós. O único cuidado que precisamos ter é o da exposição excessiva e para não sermos qualificados pelo número de seguidores e curtidas que nós temos – destaca.

Fé com humor e responsabilidade
A questão espiritual também já toma conta do Youtube. Os jovens estão cada vez mais acessando essa ferramente e buscando novos “líderes”. Um dos mais clicados é o canal Crente que é gente, do evangélico Robinho CQG. Com mais de um milhão de visualizações, ele sabe da responsabilidade que tem através de seus vídeos. Mesmo assim, mantém uma linha mais próxima dos jovens.

– A forma que encontrei para falar com os jovens, na internet, foi o humor. Claro que com muita responsabilidade, não humor pelo humor. Um jeito saudável e que procura não agredir os princípios da Palavra de Deus. Isso com o intuito de alcançar os corações dos jovens, para que eu possa passar uma mensagem de edificação e salvação. Com isso, abriram-se as portas para mim. Hoje faço ministrações utilizando o humor e a Palavra. Só conquistei isso através da internet, que me deu essa credibilidade – revela Robinho.

O youtuber ainda acrescenta que tem certeza que os novos crentes são engajados na internet.

– O jovem evangélico hoje está ligado na internet e muito ativo em tudo o que está acontecendo. Gosta de estar muito bem informado e, lógico, com muita opinião sobre tudo. Haja vista a quantidade de páginas e canais no Youtube com conteúdo cristão. É muito relevante isso.

Um desses canais é o da jovem Thalita Pimentel. Com um visual bem ousado, ela não esconde a satisfação de falar da Palavra de Deus pela internet.

– Acho que a internet tem tudo a ver com os jovens evangélicos. O que mais prende eles atualmente é a internet e as redes sociais. É a segunda casa deles. Até a primeira em alguns momentos, infelizmente. A gente tem que usar essas ferramentas para fazer o bem, já que existe muita gente falando coisas ruins e pregando o mal. Além de ser mais fácil, já que a pessoa não precisa sair de onde está para ouvir a Palavra de Deus. Isso é magnífico! – pontua Thalita.

A moça, que já tem mais 100 mil fãs e cinco milhões de visualizações, admite que começou nessa área por acaso. Porém, depois que entrou no YouTube, não para de se aperfeiçoar para ajudar as pessoas que a assistem.

– Uma vez, postei um vídeo no meu Facebook pessoal e acabou alcançando muitas vidas. Vi o retorno que meus vídeos traziam. Logo, as pessoas começaram a pedir para eu fazer um canal. A minha meta sempre foi vidas. Tenho certeza que cada dia tenho conquistado esse propósito. Só depois que virei youtuber, que me interessei pelo assunto e me profissionalizei para dar o melhor para as pessoas. Sou youtuber porque Deus quis assim – finalizou.

LEIA TAMBÉM
+ Professor bomba com aulas de matemática na internet
+ Flordelis vira youtuber e apresenta os 55 filhos
+ Blogueira viverá youtuber famosa em Apocalipse

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.