Leia também:
X Marca lança botas com rosto de Bolsonaro estampado

Confira livros infanto-juvenis que seu filho não deve ler

Há obras acusadas de incitar o suicídio e abordar questões de gênero

Jade Nunes - 10/09/2018 11h57 | atualizado em 10/09/2018 12h19

A denúncia de Jair Bolsonaro contra o livro Aparelho Sexual e Cia durante sabatina no Jornal Nacional alertou os pais sobre outras publicações infanto-juvenis que podem ter conteúdo impróprio para seus filhos.

Entre os livros que já foram criticados por especialistas, estão O Menino Que Espiava pra Dentro, acusado de incitar o suicídio, e A História de Julia e Sua Sombra de Menino, sobre uma criança que seria transexual.

Confira, abaixo, uma lista de livros que seu filho não deve ler:

Enquanto o Sono Não Vem
A obra foi escrita por Ana Maria Moura e José Mauro Brant. Composta por contos, um deles é sobre um pai que pede a própria filha em casamento. A menina não aceita o pedido e acaba presa em uma torre. Após a polêmica, as prefeituras de Vitória e Cariacica, no Espírito Santo, retiraram o livro das escolas.

A História de Julia e Sua Sombra de Menino
A sinopse desse livro fala que após receber muitas críticas por ter jeito de menino, Julia percebe que sua sombra adquire a forma de um garoto e a partir daí ela passa a questionar sua identidade.

A Máquina de Brincar
O livro A Máquina de Brincar gerou revolta entre pais por falar no diabo. Nas redes sociais, uma mãe contou que sua filha ficou assustada depois que o livro a orientou a ler no escuro e a invocar Satanás. O livro, de autoria do gaúcho Paulo Bentancur, chegou a ser distribuído em escolas públicas do Brasil para estudantes matriculados no Ensino Fundamental. Não há informações se ele foi recolhido.

Olívia Tem Dois Papais
A publicação mostra a história de Olívia, criada por um casal de homens. Com o tempo, a personagem passa a ter dúvidas como “quem vai lhe ensinar a usar maquiagem e salto alto se nenhuma mulher mora com eles três?”.

Do Jeito que a Gente É
Em Do Jeito Que a Gente É, um adolescente chamado Chico quer assumir para a família que é gay. Paralelamente, ele tem uma amiga que detesta sua aparência e quer se aceitar.

Ceci Tem Pipi?
Esta é mais uma obra que fala sobre questões de gênero. O personagem Max possui uma amiga que faz “tudo o que os meninos gostam” e, por isso, ele começa a se questionar se ela realmente é menina.

Amor Entre Meninas
Na obra, “a autora responde diversos questionamentos sobre sexualidade que garotas fazem a si mesmas na adolescência”. Segundo a sinopse do livro, “achar uma pessoa do mesmo sexo bonita não significa que você é gay. E, se for, fique tranquila: tem nada de errado nisso”.

O Menino que Espiava pra Dentro
O livro foi acusado de incitar o suicídio. Há relatos de crianças que perguntaram para a mãe se engasgassem com um pedaço de maçã (como é relatado no livro) conseguiriam ir para o mundo da imaginação. No site da Livraria Cultura há diversos comentários criticando a publicação.

Leia também1 Ambulância muda trajeto por desejo de paciente terminal
2 Marca lança botas com rosto de Bolsonaro estampado
3 Top 10: Desenhos Disney que seu filho não deve assistir

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.