Leia também:
X Conheça a brasileira de apenas 9 anos e com 139 de QI

Veja a influência da pandemia nos nomes de bebês, em 2020

Registros vão desde nomes inusitados a nomes que remetem à fé e força

Monique Mello - 02/12/2020 17h59

Em 2020, a pandemia influenciou os pais nas escolhas dos nomes de seus bebês
Em 2020, a pandemia influenciou os pais nas escolhas dos nomes de seus bebês Foto: Pixabay

Em 2020, a pandemia do novo Coronavírus promoveu muitas mudanças na vida da população ao redor do mundo. Dentre elas, a escolha dos nomes dos bebês nascidos nesse conturbado período. Na Ásia, sobretudo na Índia, essa influência se deu de forma inusitada.

Em março deste ano, Preeti Verma deu à luz a um casal de gêmeos, na Índia, e resolveu chamar os bebês de Covid e Corona. Em entrevista ao jornal Press Trust of Índia, a mãe disse que serve como um lembrete do que os filhos superaram para vir ao mundo.

A mãe, Preeti Verma, e os gêmeos
A mãe, Preeti Verma, e os gêmeos

Em 13 de abril, em Bacolod, nas Filipinas, Tabesa Hill decidiu que a filha recém-nascida deveria ter um “nome que nos recordasse que escapamos da Covid-19”. Por este motivo, a menina foi batizada de Covid Marie.

Duas mães indianas batizaram seus filhos de Corona Kumar e Corona Kumari, respectivamente. A ideia partiu do médico S.F. Basha, que trabalha no hospital onde nasceram as crianças.

Um casal de migrantes, também da Índia, que ficou bloqueado a milhares de quilômetros de sua residência no estado de Rajasthan, optou pelo nome “Lockdown” para seu filho.

– Nós demos o nome Lockdown para recordar todos os problemas que enfrentamos durante este período difícil- explicou o pai da família à imprensa local.

Já no Reino Unido, a pandemia exerceu influência nos batismos dos rebentos, mas sem “excentricidades”. Um estudo realizado pelo site britânico Channel Mum apontou que nomes que remetem à fé e coisas positivas ganharam popularidade. Alguns são: Faith (fé), Hope (esperança), Charity (caridade), Patience (paciência), Constance (constância), Hero (herói) e Bravery (bravura).

Florence também está cotado para o top-10 entre os mais populares, por causa da nomeação do hospital Nightingale, criado em Londres para ajudar nos casos de coronavírus, em homenagem à enfermeira Florence Nightingale (1820-1910).

– A crise atual significa que os pais estão compreensivelmente estressados ​​e ansiosos, por isso estão usando os nomes dos recém-nascidos para celebrar uma nova vida e alegria. Nomes positivos são uma maneira maravilhosa de manter o foco no futuro e significa que a criança sabe que seu nome tem um significado real – afirma S.J Strum, especialista em nomes de bebês do Channelmum.

E NO BRASIL?
Assim como no Reino Unido, os pais brasileiros também optaram por nomes que remetem à positividade. Nomes como Aurora (nascer do sol), Tales (florescer e verdejar), Zoe (cheia de vida) e Valentina (valente) tem ficado mais populares em 2020.

Em 2019, o governo brasileiro liberou, por meio do Portal da Transparência, uma lista com os principais nomes registrados em 2019:

MASCULINOS
Enzo Gabriel – 16.672 registros
João Miguel – 15.082 registros
Pedro Henrique – 11.103 registros
Miguel – 9.436 registros
Arthur – 8.525 registros
João Pedro – 8.372 registros
Heitor – 6.829 registros
João Lucas – 6.557 registros
Davi Lucas – 6.543 registros
Davi Lucca – 6.010 registros

FEMININOS
Maria Eduarda – 12.063 registros
Maria Clara – 10.751 registros
Maria Cecília – 9.570 registros
Maria Júlia – 9.448 registros
Maria Luiza – 9.132 registros
Ana Clara – 8.452 registros
Maria Alice – 8.388 registros
Ana Júlia – 8.232 registros
Helena – 7.765 registros
Alice – 6.660 registros

A lista oficial de 2020 ainda não foi publicada pelo portal, mas até o fechamento dessa edição, o nome João Miguel ultrapassou Enzo Gabriel.

HUMOR
Como já é comum entre os brasileiros, o assunto já rendeu alguns memes e tiradas. O professor cearense Daniel Azevedo, publicou em seu canal Fábrica de Aulas, no Youtube, um vídeo de humor resumindo as “previsões” de nomes daqui a alguns anos.

Leia também1 Não é fake! Gêmeos são batizados de Corona e Covid
2 Bebê espanhol nasce com anticorpos contra o coronavírus
3 SP: Pais vão à Justiça para pedir volta das aulas presenciais
4 Japão: Suicídio matou mais em um mês que Covid em um ano
5 O comércio com estupro de bebês no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.