Leia também:
X Ideias para dar nova vida às paredes

Como montar uma biblioteca em casa

Isso é possível mesmo com pouco espaço

Jade Nunes - 23/06/2017 12h13 | atualizado em 24/06/2017 15h13

As bibliotecas já foram símbolo de riqueza e erudição. Com o passar do tempo e o advento de casas cada vez menores, os cômodos que abrigavam os livros foram caindo em desuso. Apesar disso, o hábito da leitura permanece e não são poucos os que querem ter uma biblioteca particular. Pensando nisso, a Casa Vogue fez uma lista com dicas para montar um ambiente para guardar os livros. Confira!

Biblioteca clássica 
Quem tem um espaço sobrando pode apostar na biblioteca clássica. Móveis de couro caramelo, mesas de madeira e lustres dourados são as pedidas. Caso queira tirar um pouco do peso erudito do espaço, ouse nas tonalidades das paredes ou mesmo da estante, apostando em cores que combinem com o resto da mobília, como azul ou laranja.

Escalada
Aproveitar espaços também é uma forma de abrigar a sua biblioteca. Você pode optar por saídas irreverentes e mais divertidas, como dispor os títulos ao longo da escada ou até embaixo dela (caso haja um vão). Outra opção é fazer da estante uma conexão entre um ambiente e outro, e ao longo dela decorar de maneira aleatória, com as capas viradas para fora ou alinhadas por cor e brochura.

Na sala 
Talvez a maneira mais comum de montar a biblioteca seja trazê-la para o ambiente social. É possível mesclar os livros em meio a  objetos de design, peças decorativas e até miniaturas geek. 

Parede viva
Usar seu acervo pessoal de livros como divisória de ambientes é uma boa opção se feita da maneira certa. O ideal é abusar da estrutura da planta da casa para montar as estantes de forma que as mesmas dividam sem segregar os ambientes. Contudo, fique atento: se o pé direito não for tão alto, busque opções de estante vazadas, para não pesar e garantir a despretensiosidade das bibliotecas.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.