Leia também:
X Claudia Rodrigues recebe alta após fraturar a coluna

Medo da pandemia prejudica a intimidade saudável do casal?

Sexóloga cristã fala sobre dificuldades da vida conjugal neste momento

Camille Dornelles - 17/07/2020 17h47

Medo da pandemia pode prejudicar relação saudável do casal? Foto: Pixabay

Após quatro meses de quarentena, as famílias brasileiras precisaram ajustar a rotina, se reconectar e se aproximar. A convivência e a preocupação com um vírus letal e altamente disseminado trouxeram desafios para a vida familiar, inclusive entre marido e mulher.

Segundo a coach de relacionamentos cristã Susanne Bifano Sá, casada e mãe de três filhos, conversou com o Pleno.News sobre como manter a intimidade saudável neste momento desafiador.

Quais são os maiores entraves da vida sexual do casal cristão?
Uma pergunta muito comum dos casais cristãos é sobre o que pode ou o que não pode fazer na cama. Sinceramente, não sabemos se só faz parte do inconsciente popular ou se isso ainda é uma crise mesmo, porque acreditamos que essa realidade já tenha mudado bastante.

Não precisamos colocar muita carga de emoção nas situações do dia a dia

Mas, de maneira geral, os casais ainda carregam julgamentos acerca do que pode ou não no relacionamento sexual, se sentem reprimidos pelos desejos e carregam, muitas vezes, o peso do pecado. Com isso, limitam o relacionamento a dois. Não queremos dizer aqui que tudo é permitido, mas geralmente se culpam demais e se julgam mais do que deveriam.

A pandemia aproximou as famílias, mas também trouxe desgastes dentro de casa. Como avalia o momento atual?
Realmente, a sociedade e os casais se depararam com um desafio e uma nova realidade na qual essa geração não havia enfrentado ainda. E isso mexeu com as finanças, com as emoções, com o espiritual, com a saúde, com a educação dos filhos, com as emoções das crianças, com os relacionamentos. 100% das pessoas com quem conversamos nos dizem que a rotina está mais puxada na pandemia. Isso porque homens e mulheres acumularam funções. O horário de trabalho mudou, todos os pais viraram professores, e temos que administrar todas as mudanças ao mesmo tempo. A verdade é que não somos capazes de tanta coisa. Infelizmente, casais que já estavam com o casamento desgastado pioraram muito nessa época. Mas, felizmente, casais que estavam bem aproveitam essa situação para amadurecer ainda mais o relacionamento.

Então, como driblar essa dificuldade?
Para driblar as dificuldades o que nós orientamos é: não intensifique ainda mais as situações. Todos estamos com muitas expectativas, também cansados, procurando administrar da melhor maneira todas as coisas. Mas não somos capazes de controlar tudo. Então, não precisamos colocar muita carga de emoção nas situações do dia a dia. Para a saúde mental dos casais e pais, precisamos relevar muitas coisas. Precisamos entender que todos em casa estão com as emoções à flor da pele, então, não dá para levar tudo “a ferro e fogo”. Precisamos nos conscientizar que essa é uma fase que vai passar. Não podemos tomar decisões precipitadas nesse momento e nem pela ansiedade tomar atitudes pelas quais podemos nos arrepender depois. Vai passar, precisamos relevar.

Todos em casa estão com as emoções à flor da pele, então não dá para levar tudo “a ferro e fogo”.

A ansiedade e tensão pela Covid-19 podem atrapalhar a vida do casal?
Se o casal já tem um perfil ansioso e tenso, qualquer coisa já é motivo para atrapalhar o casamento. Mas, como falamos, todo o contexto dessa pandemia está mexendo com os relacionamentos e é preocupante sim. Todos estão precisando se reinventar, se redescobrir, relevar, estar mais presentes, e todas as mudanças e responsabilidades podem causar alguns atritos antes não existentes.

O relacionamento é um organismo vivo que está em constante mudança, adaptação, descobertas, que vive diferentes fases, assim como as fases da vida. Então, é muito normal que os casais se deparem nesse momento com novos desafios, mas que não necessariamente vão atrapalhar a vida do casal. Depende muito do ponto de vista com que o casal vai dar para essa situação. É preciso amadurecer juntos, principalmente se os cônjuges se depararem com um deles doente, ou com alguém próximo da família com essa enfermidade.

Elthom e Susanne Sá dão conselhos sobre vida conjugal saudável Foto: Reprodução

O casal cristão pode usar artigos eróticos e suplementos para melhorar o desempenho?
Essa pergunta é clássica! E os vídeos de maiores visualizações que temos sempre são com esse tema! Nós acreditamos que sim, que os casais cristãos podem aproveitar muita coisa boa por aí, mas (sempre tem um “mas”) com diálogo, com cuidado, com a consciência de que nem tudo convém.

Os artigos eróticos ajudam o casal a sair da rotina

Os artigos eróticos ajudam o casal a sair da rotina, ajudam a descobrirem mais um ao outro, e não tem idade para o casal se divertir e se reinventar na cama. Não vamos citar aqui artigos que podem ou não podem porque é uma infinidade de opções.

Quais cuidados é preciso tomar para se manter fiel aos princípios cristãos?
Um cuidado que nós orientamos é que o casal não traga para o casamento filmes eróticos, pornografia. Itens como esses são proibidos sim. O mais importante e o que mais estimulamos é que o casal tenha diálogo um com o outro para saberem o que podem ou não usar dentro do seu relacionamento. Essa é uma premissa para nós: o relacionamento sexual, o que o casal vai usar ou não na cama, precisa ser bom para os dois. Se um dos cônjuges não se sente à vontade, esse é um assunto que precisa ser dialogado.

Se o casal concordar no que é bom e faz bem para o relacionamento, então por que não aproveitar? Mas os dois precisam estar de acordo, e precisa ser bom para ambos. Quanto aos suplementos, é sempre importante ter cuidado se é algo que mexe diretamente com a saúde.

Leia também1 Entrevista: Sexualidade e filhos na quarentena
2 Venda de artigos eróticos "gospel" cresce na pandemia
3 Abuso sexual infantil no isolamento: Reconheça sinais
4 Homossexualidade é tema de novo ebook do Pr. Lucinho
5 Eyshila abre o coração no Instagram: 'Amem seus filhos'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.