Leia também:
X Abalado pela morte do amigo, Safadão busca força em Deus

Marcos Mion sobre filho com autismo: “Presente de Deus”

Apresentador também relatou preconceito sofrido por Romeo

Jade Nunes - 02/06/2019 15h12 | atualizado em 02/06/2019 15h39

Marcos Mion com Romeo Foto: Reprodução

Definitivamente, a chegada do filho Romeo, de 13 anos, fez do paizão-coruja Marcos Mion, de 39, um novo homem. E essa percepção é feita pelo próprio apresentador de A Fazenda, da Record TV. Para ele, o autismo do menino, que nasceu quando ele tinha 24 anos, o fez amadurecer como homem e virar uma espécie de embaixador do autismo no Brasil, a voz de milhares de pessoas.

Não à toa, Mion passa boa parte de seu tempo engajando a todos sobre o tema e colocando a cara em campanhas sociais e de ajuda ao próximo. Tudo por influência dos três filhos que são a maior riqueza de sua vida. Hoje, em 2019, completando 20 anos de carreira e 40 de idade, completados no próximo dia 20, Mion se considera uma pessoa melhor e realizada, tanto na parte pessoal como na profissional.

Abaixo, o apresentador fala de como Romeo mudou a sua vida e a sua cabeça, das causas que resolveu abraçar a partir de quando tomou coragem de revelar ao país a condição do menino, dos preconceitos sofridos e sobre novos projetos, reflexões da vida e religião.

AUTISMO DO ROMEO
O autismo de Romeo me mudou, me fez o homem que sou hoje. Uma coisa engraçada é que, às vezes, leio algo do tipo: ”nossa, não acredito que aquele maluco que eu via na MTV [anos 2000] virou esse homem, esse pai”. E isso é positivo para tanta gente, faço questão que todos saibam que isso só aconteceu pelo meu Romeo. Fui presenteado com autismo na minha vida. A condição dele me fez conhecer a realidade de várias crianças. Graças a Deus, hoje o Romeo é o xodó do Brasil, onde piso as pessoas querem foto, vídeo, é um amorzinho nacional.

PRESENTE DE DEUS
O entendimento que eu tenho é muito claro. Presente é algo que te faz bem, presente tem a ver com realização do sonho. Sonho tem a ver com esperança, em fazer alguém melhor. E o autismo gerou isso em mim, então, meu filho é presente de Deus para mim. Ao longo de todos esses anos, fui reconhecer realidades de outras famílias, de outras crianças. Meus filhos [Romeo, Donatella, 10, e Stéfano, 9] foram minha inspiração para ir atrás desse universo e estar mais presente.

PRECONCEITO
Quando eu falei publicamente sobre ele ter autismo [em 2016] foi mais por sobrevivência da nossa família. Havia já algum tempo que estava doloroso e incomodando a mim e a Suzana [mulher] o fato de sermos alvo de cochicho, olhares tortos. Aconteceu muito e acontece ainda. No momento que fui a público e falei, virou capa de jornal, foi um grito de “chega”. Vou viver na verdade e quero que todos saibam. Não aguentava mais todos olhando torto. Nunca nenhum artista da projeção tinha saído a público para assumir uma condição com tanto orgulho. De fato, não sabíamos como seria, se iriam fechar a cara, ter nojo, desprezo ou dó de nós. Mas foi bom.

APRENDIZADO NISSO TUDO
Se consigo ter um microfone hoje e pessoas me ouvindo, isso eu posso agradecer aos meus 20 anos de carreira. Tudo o que fiz foi para estar em movimentos e inspirar pessoas a fazerem o bem, a estenderem a mão. Eu sei o que é felicidade. Muitos acham que felicidade ainda é cuidar de si mesmo, poder comprar algo de valor. Mas não existe bem material que não vai dar dor de cabeça ou arrependimento. É felicidade efêmera. Com essa mesma grana, em vez de comprar algo você muda a vida de outra pessoa. Isso é um bem que você lança e nunca voltará negativamente, nunca dará dor de cabeça. As pessoas começaram a nos ver de forma diferente. Acredito que somos responsáveis pelo autismo ser visto com outros olhos.

RECADO A OUTROS PAIS
Eu recebo muitos recados de pais que já receberam o diagnóstico. A falta de informação é a principal causa do desespero. Não é o fim do mundo, tenha calma, tudo vai se organizar. Acredito que se você foi presenteado com um filho especial é porque vocês, pai e mãe, são capazes de serem tocados e passarem isso adiante. Crianças mudam a vida de todos. Vira uma corrente do bem. Romeo mudou a vida de todas as pessoas com as quais ele se relaciona. Então, calma, procure ajuda. Tem perfis na internet legais, como o @autismolegal e o @autismobr. Eu criei um grupo na minha página pessoal no Facebook [chamado Comunidade Pró Autismo] para que todos se ajudem.


Tenho muita [mostra a tatuagem no braço com a imagem de Jesus Cristo]. E essa tatuagem que fiz entra nesse contexto de evolução. William Shakespeare [poeta inglês, 1564-1616] escreveu: “triste do homem que envelhece antes de ficar sábio”. Temos que envelhecer e evoluir. Tudo o que sou é resultado da evolução.

20 ANOS DE CARREIRA
Tenho uma trajetória de 20 anos de carreira na TV [começou em 1999, no seriado Sandy & Junior, na Globo]. E acho muito bom também chegar aos 40 anos [comemorados no próximo dia 20 de junho]. Concluí isso no dia que fiz 39, porque aos 39 você já sente o peso dos 40 (risos). Tive uma noite de reflexão numa ocasião. Fico orgulhoso que cheguei a ponto da metade da vida e agora olho para trás e vejo que fiz muita coisa, coisas que as pessoas passam a vida inteira para fazer. Consegui mudar a vida de centenas de pessoas, fazer o bem, construir minha família. E ao mesmo tempo que olho para frente e vejo uma grande estrada. Muito bom chegar a esse momento com orgulho do que foi construído e vendo campo enorme para plantar coisas novas.

EMBAIXADOR DE CAUSAS
Meu envolvimento em causas nobres é 100%. Minha vida é essa, não tenho outra realidade. Eu sou pai de família autista com muito orgulho. Nem se eu quisesse… Meu filho é autista, não tem como esconder, é a minha realidade. Senti que tudo mudou. Vai de como você aceita as missões que a vida te coloca.

MELHOR FASE?
Gosto de acreditar que a melhor fase está por vir. Sou otimista e quero sempre buscar melhorar e ter sonhos maiores para realizar. Mas o balanço que faço é que tudo o que vivi me trouxe até aqui, então já colho muito do que plantei.

NOVOS PROJETOS E A FAZENDA
[Projeto entregue à Record recentemente] Ainda não tive resposta, ficou naquela de que a direção adorou e foi aprovado, mas ainda não tenho um retorno. Agora já chega A Fazenda. Ainda não estou 100% envolvido, mas no segundo semestre eu viro A Fazenda total.

PROGRAMA COM A CARA DELE
Fico feliz, honrado e lisonjeado pela opinião positiva do público de que fui bem [no comando da 10ª edição do reality]. Poder colher isso é uma bênção, é demais. É um projeto que me entreguei de corpo e alma.

QUERER SEMPRE MAIS E MAIS
Tenho muita coisa a fazer. Eu praticamente não durmo, porque não tenho horas para fazer tudo o que quero fazer ainda. Cabeça não para nunca. Sempre vejo uma estrada longa a percorrer.

*Folhapress

Leia também1 Especial! Conheça a história de amor de Anderson Freire
2 Conheça a história de amor de Glauce e Leonardo Gonçalves
3 Adotei! E agora? Como será a chegada na nova família?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.