Leia também:
X Harry se diz orgulhoso de Meghan após ela dar à luz

Mãe testemunha milagre da filha com síndrome de Down

Mãe da pequena Manuella, Etilene descobriu a deficiência um dia após o parto

Rafael Ramos - 07/05/2019 09h00 | atualizado em 09/05/2019 17h47

A notícia da segunda gravidez foi recebida com muita festa para o casal Etilene Menezes e Glaucio Barcelos. Os dois já eram pais de Isabella, que tinha 4 anos quando descobriram a nova gestação.

Etilene e Glaucio são pais da pequena Manuella Foto: Arquivo Pessoal

Aguardando com bastante expectativa, Etilene descobriu, um dia após o parto, que sua filha era portadora da síndrome de Down. A chegada de Manuella criou um mundo totalmente novo para a família diante da situação.

– Não tínhamos ideia de como seria dali pra frente. Questionei os médicos e até a Deus. Não por ela ter síndrome de Down, mas se eu seria capaz de dar a ela o cuidado necessário. Hoje, vejo que é como cuidar de qualquer outra criança, apenas com um pouco mais de atenção à saúde – conta a mamãe.

Os primeiros meses foram um verdadeiro desafio. Manuella nasceu com catarata congênita e precisou operar o olho aos 7 meses de vida. A menina ainda apresentou complicações cardíacas, mas foi aí que os pais, que são evangélicos, presenciaram um verdadeiro milagre na vida da caçula.

– Deus percebeu o quanto estávamos desesperados só em pensar nela passando por uma cirurgia tão arriscada. Foi aí que Deus entrou em ação. Tudo preparado para marcar a operação e, no último exame pré-cirúrgico, a cardiopatia havia sido curada – testemunha.

A mamãe descobriu a situação um dia antes do parto Foto: Arquivo Pessoal

Além de sua fé em Deus, Etilene destaca o apoio do esposo, que sempre se mostrou um paizão para Manuella, que hoje tem 4 anos de idade. Contudo, ela confessa que o preconceito das pessoas ainda é algo presente.

– Óbvio que sempre tem aquele parente ignorante que fala besteira, age com preconceito, mas desses fizemos questão de nos afastar. O preconceito, infelizmente, está em todos os lugares. Manuella não chegou a sofrer bullying, mas as pessoas olham, comentam e ficam apreensivas quando os filhos brincam com ela.

“SOU UM SER HUMANO MUITO MELHOR”
Toda semana temos maratona de terapias, além dos vários exames que temos que manter em dia. Temos que fazer por prevenção, pois a criança Down tem saúde mais frágil. É difícil, mas, sem dúvida alguma, ver o sorriso dela é a maior recompensa e ver a Manuella se desenvolvendo tão bem não tem preço.

Manuella ao lado da irmã e dos pais Foto: Arquivo Pessoal

Ao longo dos anos, aprendi muito mais do que ensinei. Depois de ela ter nascido, sou em ser humano muito melhor.

Meu recado para as mães que também têm filhos especiais é o seguinte: “Você vai dar conta! Seu filho é um lindo presente de Deus pra alegrar sua vida! Apenas cuide e ame! O resto Deus te capacitará a fazer!”.

Leia também1 "A criança deficiente é capaz de ser o que quiser"
2 Mãe fala sobre o filho autista: "Cada fase é um novo desafio"
3 Especial Dia das Mães: "Filhos são presentes de Deus"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.