Leia também:
X Bebês gêmeas morrem após ataque de cachorro da família

“Homem Pateta” é investigado pelo Facebook após denúncias

Rede social tem uma série de recomendações para uso seguro da internet

Rafael Ramos - 25/06/2020 12h30 | atualizado em 25/06/2020 13h01

Facebook investiga perfis ligados ao “Homem Pateta” Foto: Reprodução

O Facebook resolveu investigar o caso do “Homem Pateta” após a Polícia Civil de Santa Catarina emitir um alerta sobre perfis em redes sociais com o nome de Jonathan Galindo, que usam uma foto semelhante ao personagem Pateta, da Disney. Uma simples busca na rede social mostra vários perfis e até mesmos grupos dedicados ao “personagem”, que vem induzindo crianças ao suicídio com mensagens aterrorizantes.

Aprovada no ano passado, a Lei nº 13.968 pode aplicar pena de seis meses a seis anos de prisão para quem induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação. Além de investigar o caso e tentar remover esses perfis, o Facebook deixou à disposição o seu Portal para Mães e Pais, com dicas para o uso e segurança na internet. Confira as recomendações a seguir:

1. Mostre a seu filho que as mesmas regras se aplicam online e offline:
Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você. Assim como você orienta seu filho a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua ou a usar um capacete quando andar de bicicleta, explique a ele que é necessário pensar bem antes de compartilhar conteúdo online.

2. Tente ser um bom exemplo:
O ditado que diz que os filhos “fazem o que você faz, não o que você diz” vale tanto para atividades online quanto offline. Se você limitar o tempo de uso da Internet ou das mídias sociais (por exemplo, proibido enviar mensagens após as 22h) para seu filho, respeite essas mesmas regras.

3. Envolva-se logo no início:
A pesquisa mostra que muitas crianças a partir de 6 anos têm acesso a smartphones ou tablets. Assim como acontece com as atividades offline, é fundamental estabelecer uma base para diálogo com os filhos em relação às atividades online e se envolver o mais cedo possível. Converse com eles sobre tecnologia antes de eles começarem a utilizar as redes sociais. Se seu filho está no Facebook, considere fazer amizade com ele.

4. Identifique e aproveite os momentos mais importantes:
Por exemplo, quando seu filho ganhar o primeiro celular, esse será um bom momento para estabelecer regras básicas. Quando seu filho tiver idade suficiente para ingressar no Facebook e em outras mídias sociais, esse será o momento ideal para conversar com ele sobre como compartilhar conteúdo de forma segura. Quando seu filho tirar a carteira de habilitação, esse será um bom momento para discutir a importância de não usar o celular ao dirigir.

5. Tenha confiança em si mesmo:
Geralmente, você pode usar o mesmo estilo na educação do seu filho, tanto para as atividades online quanto para as offline. Se você perceber que consegue obter resultados melhores do seu filho com um acordo negociado, crie um contrato que vocês dois possam assinar. Ou, talvez, apenas seja preciso que o seu filho saiba as regras básicas.

7. Peça para seu filho ensinar você:
Não está no Facebook? Talvez você tenha interesse em experimentar um serviço de streaming de música. Se seu filho já sabe usar esses aplicativos e sites, ele poderá ser uma excelente ajuda. A conversa também pode ser uma oportunidade para debater diversos problemas de segurança e privacidade. Por exemplo, você pode fazer perguntas sobre as configurações de privacidade, enquanto cria sua própria conta do Facebook. Além disso, como a maioria dos pais já sabe, o seu filho ficará muito feliz com a oportunidade de ensinar algo a você.

Leia também1 Pela internet, "Homem Pateta" induz crianças ao suicídio
2 Alerta aos pais! Entenda o que são os círculos pedófilos
3 Psicóloga acusa app de fazer apologia à ideologia de gênero
4 Após pressão, Amazon encerra venda de livro pedófilo
5 Alerta: Demônio se passa por amigo de criança em música

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.