Leia também:
X CPAC: Mãe de Eduardo usa sapato da bandeira do Brasil

Apoio dos pais é determinante no sucesso dos filhos

Vínculos familiares e ambientes saudáveis formarão adultos com mais qualidade de vida

Rafael Ramos - 12/10/2019 10h00

Ambientes marcados por desarmonia podem afetar no desenvolvimento da criança Foto: Reprodução

A chamada Primeira Infância, que é a fase que compreende a faixa etária de 0 a 6 anos, é considerada de suma importância pelos especialistas. É nessa etapa em que a criança pode estabelecer até 700 novas conexões neurais por segundo se for bem estimulada. Um estudo divulgado no 6° Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em Recife, mostrou que vínculos familiares e ambientes saudáveis são essenciais para desenvolver características cerebrais presentes em adultos autônomos e com mais qualidade de vida.

Já uma pesquisa divulgada pela organização MenCare mostrou que filhos se tornam mais bem-sucedidos e felizes quando os pais participam ativamente de sua educação. Além da melhora no desenvolvimento cognitivo e no desempenho escolar, crianças que contam com o apoio dos pais tendem a não se envolver com crimes ou atividades ilegais. Essa interação entre pais e filhos estimula a empatia e habilidades sociais.

A psicóloga e master coach Franciane Péterle ressalta que é importante que os pais compreendam que “todo ser humano é igual e tem as mesmas necessidades básicas de ser amado, de se sentir feliz, vivo e seguro”. Fazer com que as crianças sintam todas suas emoções sem julgamento, principalmente as negativas, é vital para que ela saiba controlar essas emoções.

– Uma criança vai se sentir amada quando o pai comunica o amor através de gestos e palavras, transmitindo o afeto. Ela vai se sentir segurança quanto mais o amor for expressado e ela souber que é uma parte importante e que ali ela está livre para se expressar e aprender. Um exemplo é quando os pais entram nas brincadeiras e convivem mais intensamente com ela, se conectando com ela, a fazendo se sentir viva e segura. Essa é a melhor maneira de ensinar princípios e que faça com que elas cresçam saudáveis – explicou Franciane ao Pleno.News.

Para a psicóloga clínica Fernanda de Albuquerque Fontes, impor limites é fundamental na contribuição dos pais para o bom desenvolvimento de seus filhos. Ela reforça que o diálogo ajuda para que as crianças se sintam seguras e confiantes.

– A contribuição dos pais é importante para que os filhos entendam que existem regras, para que aprendam desde cedo que existe o “não” e que nem sempre terão tudo que querem. Assim como na vida, vão encontrar várias regras e precisarão segui-las, vários “não” e precisarão entendê-los. Agora, pais que criam filhos dentro de uma bolha, estão gerando indivíduos com grande risco de não saber lidar com suas emoções, frustrações e decepções futuras e podem ter maiores dificuldades também em lidar com a perda.

FURANDO A BOLHA
Assim como impor limites é importante no desenvolvimento da criança, o equilíbrio na questão da proteção também é necessário. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluiu que pais superprotetores criam crianças dependentes e frustradas. Segundo a pesquisa, filhos de mães mais controladoras mostraram menor controle sobre suas próprias emoções e impulsos aos 5 anos. Aos 10, esse quadro registrou uma piora nas habilidades sociais e no desempenho acadêmico. Algo avaliado pela master coach Franciane Péterle.

– Criar o filho dentro de uma bolha prejudica a comunicação em equipe. Crianças que nascem e crescem excluídas de contato com outros acabam não conseguindo se relacionar bem com outras pessoas, fazendo com que não consiga atingir o sucesso na área que escolher, pois todas precisam de interação, percepção de diferenças e a leitura das emoções alheias. Pessoas socioemocionais têm mais facilidade em compreender o outro e assim criar metas em conjunto e se tornando um adulto de sucesso.

Péterle apoia que pais ensinem os filhos a lidar com os insucessos. Também é importante que haja um tempo de qualidade em família que irá criar memórias importantes para o desenvolvimento futuro.

– A melhor forma de se preparar uma criança é amando e mostrando o amor em todas as coisas que ela pode viver. É importante fazer com que a criança desde pequena possa lidar com o fracasso, dizendo não para ela, ensinando que ela não precisa estar sempre em primeiro lugar e que ela tem que se sentir bem com seus méritos e conquistas. Ensine que outras crianças também querem ganhar e que isso não tira seu valor por perder ou ganhar. Sucesso é tão relativo que sucesso para um não precisa ser o mesmo que o do outro.

Fernanda Albuquerque corrobora que essa bolha representa uma ruptura muito grande da realidade. É importante que os filhos sejam criados para que, ao crescerem, saibam se virar sozinhos.

– Os pais devem sempre ter a visão de que estão criando seus filhos para o mundo e que eles não pra ficar a vida inteira embaixo da proteção dos responsáveis. Saber dizer não aos filhos, impor limites, criar regras e dialogar são as melhores maneiras de preparar melhor os filhos para o grande espetáculo que é a vida. Desde os primeiros anos de vida, fazê-los compreender que está tudo bem se perder ou ganhar ensina a manter os pés no chão para não se tornarem pessoas arrogantes no futuro. Saiba dosar suas cobranças e não torne a vida deles uma competição. Não compare seu filho a ninguém, pois isso pode trazer muitos atritos, indiferença, inveja, competição e baixa autoestima com sérios danos até a vida adulta.

Leia também1 Saiba como identificar sinais de transtornos em crianças
2 Aprenda a colocar limites na educação de seus filhos
3 Vereadora cristã vai distribuir livro para combater o suicídio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.