Leia também:
X Defesa de Rose contesta suposto parceiro de Gugu

Famílias driblam a saudade do Dia das Mães separados

Comemorações ganham adaptações para manter isolamento social

Camille Dornelles - 08/05/2020 15h38 | atualizado em 14/05/2020 16h02

Isolamento social é meio de proteção contra o novo coronavírus Foto: Pixabay

Este Dia das Mães, domingo (10), será diferente para muitas famílias brasileiras. A pandemia do novo coronavírus e a continuidade das medidas de isolamento social e distanciamento obrigam mães a passarem o dia longe de seus filhos.

O Pleno.News conversou com algumas famílias que buscam se reinventar para poder segurar a saudade e comemorar o dia de forma diferente.

PROFISSIONAL DE SAÚDE NA FAMÍLIA
Uma situação que dificulta a presença é quando a mãe ou o filho trabalham na área da saúde. É o caso de Anderson, enfermeiro que atua no Rio de Janeiro. Ele não vai passar o Dia das Mães com sua mãe, dona Marilda.

O neto de dona Marilda, Luiz Akel, falou com o Pleno.News sobre a distância e confessou que, mesmo não sendo emotivo, sente vontade de chorar ao pensar que a data não será comemorada como sempre.

– Minha avó tem dois filhos, meu tio e minha mãe. Ela também me criou então eu sou tipo o caçula dela. Ela mora bem pertinho da minha casa com o marido e com seu irmão mais novo. Os três são idosos com idade entre 65 e 75 anos, minha vó tem 69. A gente sempre passa o Dia das Mães junto. Minha família é predominantemente feminina, então é uma data mega comemorada. O meu tio mora em um bairro diferente do nosso e só sai de casa para trabalhar. Como ele é enfermeiro e minha avó é idosa, não vem de jeito nenhum – relatou.

Família passará Dia das Mães separada Foto: Reprodução

Luiz mora perto da avó e tenta não perder o contato mesmo seguindo as recomendações de saúde. Ele contou como planeja comemorar a data, de forma criativa.

– Minha vó é a pessoa mais importante da minha vida e você não sabe o quanto dói não abracá-la há tanto tempo. Às vezes vamos até o portão dela, por onde ela manda comida e minha mãe manda para ela também. Na Páscoa a gente fez uma coisa meio louca: minha mãe e eu comemos na varanda da minha vó e ela ficou a uns três metros da gente, na sala! Nos vimos pela grade na porta. Eu dei o chocolate dela desinfetado com álcool em gel. Mas contato, abraço ou qualquer outra coisa do tipo não tem. Eu encomendei uma caixa de chocolates, devo comprar um presente online para ela e façamos o mesmo no domingo – explicou.

CUIDADOS COM GRUPO DE RISCO
Pela primeira vez, a jornalista Camile Cotta não vai passar o dia com sua mãe. Ela contou ao Pleno.News que a mãe, Patrícia Cotta, venceu uma luta contra o câncer, mas agora inspira os cuidados da família e que prefere protegê-la do novo coronavírus. Ela mesma também pede cuidados, pois é pré-diabética.

Ao portal, Patrícia falou sobre o sentimento de saudade que tem que aguentar neste período. E como fica maior com a proximidade do Dia das Mães.

– A vontade que eu tenho de encontrar minha filha, independentemente de data, é muito grande, mas a proximidade com o Dia das Mães intensifica este sentimento. Ela é minha primogênita e, desde que ela nasceu, eu nunca passei um Dia das Mães longe dela – lamenta.

Patrícia Cotta e seus três filhos Foto: Reprodução

Patrícia explicou que ela e a filha vão combinar um lanchinho juntas e dividir o momento por videoconferência, um “Dia das Mães virtual”.

– É uma data em que a gente sempre lembra de dizer para a mãe da gente o quanto ela é importante, de estar junto e, infelizmente, este próximo terá a falta dela. Eu tenho dois filhos que estarão comigo, mas ela vai ficar em casa. A gente não pode brincar nesta pandemia, a gente realmente tem que manter o isolamento. E vai ser um Dia das Mães diferente. Mas eu tenho certeza que esta vai ser uma fase e que estamos cuidado para passar outras muitos Dias das Mães juntas. E assim que acabar eu pretendo fazer todas as comemorações de novo presencialmente – declarou.

IMPOSSIBILIDADE DE VIAJAR
A autônoma Thaiane Silveira mora na cidade do Rio de Janeiro, mas decidiu sair da capital no início da pandemia e evitar o maior contágio. A cidade já teve 14 mil infectados e soma 1.394 mortes até agora.

Thaiane foi para a Região dos Lagos, onde a família possui uma casa, junto com sua mãe, pai e avó. Mas o irmão Caio, que segue trabalhando na capital, não pode deixar a cidade. Então veio a suspensão das viagens intermunicipais no estado, o que forçou a família a ficar separada nos últimos dois meses.

Família grande deverá passar Dia das Mães separados Foto: Reprodução

– Nós sempre almoçamos na casa da minha avó materna, entre 10 e 15 pessoas. Mas agora tanto minha mãe como minha vó vão passar longe de algum filho. Meu irmão provavelmente vai ligar pra gente em algum momento do dia e se der tempo, vai fazer o próprio almoço de Dia das Mães e compartilhar com a gente no WhatsApp. Ele fez isso na Páscoa – explicou ao Pleno.News.

Thaiane também contou ao portal que no início da pandemia a recomendação de isolamento não estava sendo seguida, mas depois da morte de alguns vizinhos, conhecidos e amigos a maior parte da família se recolheu. Os outros entrevistados também mostraram que o medo do contágio cresceu junto com o número de mortes. Nesta situação, a dor da saudade pelas comemorações separadas é posta em perspectiva frente à felicidade de reencontrar os familiares bem e com saúde.

A microempresária Camila Gabriele Gomes de Souto, de 33 anos, contou que este será o primeiro Dia das Mães que vai passar longe de seus dois filhos por causa da distância.

– As estradas estão fechadas e não tem transporte para ir vê-los. Minha filha de 13 anos chora todos os dias querendo me ver. Falo com ela e com meu filho de 17 anos todos os dias por chamada de vídeo. Não comemorei nada ainda. Estou esperando tudo acabar par poder a festa junto. Queria poder buscar meus filhos, mas não tem como – desabafou a mãe.

Leia também1 Mães se unem em oração pelos filhos umas das outras
2 Durante isolamento, filho usa escada para ver a mãe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.