Leia também:
X Veja quais hábitos mudar para ter uma vida mais saudável

Casar muito jovem? Veja o que deve ser pensado antes do sim

Marine Friesen, que casou aos 20 anos, dá dicas valiosas para jovens que desejam subir logo ao altar

Lorena Brum - 29/09/2017 11h38 | atualizado em 19/12/2017 13h38

Decidir o momento de trocar as alianças é uma etapa em qualquer relacionamento; não importando a idade do casal. No entanto, quando os pombinhos são jovens, é comum receber como feedback descrença por parte dos mais experientes no assunto. Por outro lado, tem gente que decide se casar cedo e defende que pode dar certo. Foi o caso da cantora Marine Friesen. Ela, que é pastora de jovens na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, ao lado do marido Daniel tem dois filhos, David e Ester. O Pleno.News ouviu Marine sobre a sua experiência.

Marine e o marido, Daniel Foto: Arquivo Pessoal

Quando você casou?
Eu tenho 29 anos e casei aos 20. Essa é uma decisão muito séria e não compete apenas a quem é “crente”. Temos que sentir se a outra pessoa tem facilidade para abrir a mente para coisas novas. Se passamos por uma situação difícil, que parece pequena no namoro, isso pode fazer a diferença no casamento. Parece que hoje os jovens estão numa correria para o pódio, mas se esquecem que depois da chegada (do casamento), vai ficar apenas o casal. Não estou espiritualizando não. Tem que ter o mínimo de raciocínio lógico para saber discernir se você está pronto para viver com aquela pessoa. Tem que conversar muito.

Como vocês se conheceram?
O bom do meu relacionamento é que nos conhecemos em um seminário, então já tínhamos muita coisa em comum. Há muitos que se casam apenas pelo sexo. Mas, casamento não é reciclável! Conheço jovens, até mais novos do que eu, que já estão no segundo, terceiro casamento. E, às vezes, eles já sabiam que ia dar em divórcio ainda no namoro. Até que ponto você vai segurar a relação? Estão prontos para se adaptar? Porque no casamento é o que mais vai acontecer, adaptação!

Marine com o marido, Daniel Friesen, e os filhos, David e Ester Foto: Arquivo Pessoal

Saber o momento certo de se casar não é tão simples, mesmo para quem não é mais tão novo. Veja o que deve ser analisado antes do tão sonhado “sim”:

Casamento tem consequências
Saiba que a vida vai mudar em todos os sentidos: financeira, social e emocionalmente.

– Temos que aprender a identificar a prioridade da urgência. Sua prioridade deve ser sua família. Portanto, ela deve ser também a sua urgência. O que é mais importante para Deus é cuidar da família – orienta Marine.

Calcule e planeje
Coloque no papel gastos como deslocamento, alimentação, aluguel e não se esqueça de tentar poupar um pouco para seus passeios em família.

– Às vezes, nós trabalhamos apenas com as demandas do dia a dia, com as urgências. Mas, não podemos caminhar só em cima das necessidades. Precisamos ter objetivo, propósito de vida em família.

Cuidado com o mito de “casados e felizes para sempre”
Lembre-se que o mais difícil não é encontrar o(a) parceiro(a). Mas reconhecer que relações amorosas, antes de qualquer coisa, necessitam de cuidados. Marine frisa bem essa dica.

– É muito importante voltar nosso olhar para o casamento, nossa família. No final, nós teremos que dar conta do marido, da esposa, dos filhos. Precisamos fazer com que tudo que fizermos pelo outro tenha valor – pontua.

Relacionamento não fica congelado
O casamento é duradouro e as pessoas mudam. Elas não ficam apenas mais velhas e experientes, mas podem mudar de profissão, passar a serem pais, trocar de hobby, criar novas amizades, enfrentar doenças e mortes, perder emprego, entre outras mudanças.

– Pense bem antes de tomar uma decisão. Olhe para o futuro e veja se você irá suportar tudo isso ao lado da pessoa que você escolher no seu presente – aconselha a pastora de jovens.

Tracem uma meta juntos
É importante se planejarem para investir em algo para o casal.

– É ótimo quando você e a pessoa amada têm coisas em comum, sonham juntos, planejam e realizam tudo junto. Isso cultiva e fortalece a união. Procurem coisas afins no seu relacionamento e veja em que podem investir juntos – finaliza Marine Friesen.

 

LEIA TAMBÉM
+ Noivo interrompe sessão de fotos para salvar criança
+ Como ser amigo dos seus filhos sem perder autoridade?
+ 10 maneiras de como ensinar gratidão para as crianças

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.