Leia também:
X Covid-19: Mãe do sertanejo Cauan tem piora nos pulmões

Deputada Flordelis pode ter transtorno psiquiátrico?

Inquérito policial aponta que ela construiu imagem de caridosa para obter status

Pleno.News - 28/08/2020 15h01 | atualizado em 28/08/2020 15h15

A deputada federal Flordelis (sem partido), indiciada pela morte do seu marido, pastor Anderson do Carmo, esperou um ano e dois meses pelo fim das investigações. Durante este período participou de homenagens, pediu orações, fez pregações e testemunhos na igreja sobre seu luto, deu entrevistas a veículos de comunicação alegando inocência e muitos passaram a acreditar em sua dor.

Segundo a Polícia Civil, porém, todos os atos foram uma maneira encontrada por ela para acobertar sua culpa no crime. O delegado Allan Duarte, titular da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, falou que sua imagem de mãe era uma fachada.

– O inquérito traz a desconstrução dessa imagem de decência (da deputada), de pessoa caridosa. Ela vendia esse enredo para conseguir chegar à Câmara dos Deputados e depois tratar essa pessoa (Anderson) como objeto descartável – declarou na segunda-feira (24).

A ministra Damares Alves afirmou, nesta quinta-feira, que a deputada “enganou o Brasil inteiro”. Sua imagem e a construção de sua família foram orquestradas para conquistar poder? Mentir por tanto tempo é um traço de transtorno psiquiátrico?

Ao Pleno.News, a psiquiatra Vera Garcia ressaltou que não é possível diagnosticar ninguém sem examiná-lo, sem conhecê-lo. Ela também reitera que não se fala mais em “psicopatia” no meio acadêmico médico.

Psiquiatra Vera Garcia fala sobre psicopatias e crimes Foto: Divulgação

Como se diagnostica um psicopata ou sociopata?
Segundo a classificação atual de doenças psiquiátricas, DSM-V, o termo psicopatia ou sociopatia hoje é denominado Transtorno de Personalidade Antissocial, que se caracteriza por um padrão de desconsideração e violação dos direitos de outras pessoas e que ocorre desde os 15 anos. O antissocial não se ajusta às normas sociais relativas a comportamentos legais, se envolvendo em atos que constituem motivos de detenção.

Como uma pessoa com este transtorno consegue enganar outros e sustentar mentiras?
Ela tem tendência à falsidade, se utilizando de mentiras sucessivas, nomes falsos ou trapaças para ganho ou prazer social.

Que outras características possui a pessoa com Transtorno de Personalidade Antissocial?
Impulsividade e dificuldade em adiar recompensas, irritabilidade e agressividade que culminam com constantes embates e lutas corporais, descaso pela segurança de si e dos outros, irresponsabilidade que promove uma conduta instável no trabalho e na vida pessoal, ausência de remorso, indiferença e racionalização para justificar danos e roubos aos outros.

(O antissocial) tem tendência à falsidade, se utilizando de mentiras sucessivas

A deputada federal Flordelis entraria nesta descrição?
É sempre importante excluir outras possibilidades diagnósticas durante a avaliação. Aqueles que cometem crimes não necessariamente são psicopatas. Existem circunstâncias diversas que podem explicar o envolvimento em delitos. Contudo, a personalidade antissocial é um fator predisponente forte para o envolvimento em agressões, roubos e assassinatos.

Como devem lidar as pessoas que convivem com o antissocial? Como saber se ele está tentando manipulá-lo e como ajudar?
Essa pergunta é difícil. Acho que a melhor maneira de lidar é manter uma distância saudável, se não for possível, então deve-se estabelecer limites para não ser mais uma vítima. O prognóstico é ruim. Mas o tratamento é sintomático para irritabilidade e impulsividade. E punição adequada para os delitos.

E o que dizer sobre um crime em que também foram envolvidas outras pessoas?
Alguém com este transtorno tem facilidade para mentir e enganar os outros, como disse anteriormente. Mesmo quem não possui Transtorno de Personalidade Antissocial pode se sentir pressionado ou compelido a atos ilícitos persuadido por outra pessoa. Mas cada um possui sua própria culpa e cabe à Justiça determinar a punição equivalente a cada um.

Leia também1 Damares sobre Flordelis: "Enganou o Brasil inteiro"
2 Diretor vai transformar Caso Flordelis em documentário
3 Flordelis mandou pessoas da igreja envenenarem Anderson
4 Flordelis é afastada da Frente Parlamentar Evangélica
5 Vida de Flordelis pode virar série vivida por Taís Araújo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.