Leia também:
X Cantor Lucas Lucco anuncia noivado com Lorena Carvalho

Conheça 8 canais do YouTube com conteúdo para seus filhos

Pais devem estar alertas ao tipo de vídeo que as crianças acessam na web

Rafael Ramos - 23/08/2019 15h01

Manual do Mundo é um dos canais que vale a pena conferir com a criançada Foto: Reprodução

Impedir que os filhos passem muito tempo na internet se tornou uma missão quase impossível para os pais nesse mundo cada vez mais conectado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a emitir um comunicado sobre o tempo que as crianças devem permanecer conectadas. De acordo com a OMS, crianças abaixo de 1 ano não devem ter contato com telas, seja por celular, tablet ou televisão. Já as de 2 a 4 anos devem ficar, no máximo, por 1 hora.

A psicopedagoga Débora Luz afirma que os pais estão virando reféns das crianças com celular na mão. Ela alerta os pais a retomarem sua autoridade como direcionadores da vida dos seus filhos dentro de casa.

– Cada vez mais cedo as crianças estão tendo acesso ao celular e à internet. A preocupação está na quantidade de tempo em frente ao dispositivo eletrônico e no conteúdo que essa criança está tendo acesso. Os pais estão deixando porque, às vezes, é um pouco cômodo, mas eles devem lidar com mais seriedade e precisam entender que essa criança está deixando de ter um relacionamento familiar e social – disse Débora ao Pleno.News.

Entretanto, Débora defende que o YouTube é uma ferramenta boa para pesquisa, mas a criança precisa ser muito bem direcionada para o tipo de conteúdo que irá consumir. A psicopedagoga orienta a determinar um limite de tempo para a criança, que não tem a autorregulação ainda bem formada. Mas ela também aconselha a saber valorizar os momentos offline.

– O YouTube precisa ser utilizado por crianças acima de 7 anos, mas os pais precisam filtrar esses conteúdos porque uma ferramente dessas solta na mão de uma criança pode trazer muita coisa para dentro de casa e burlar muitos valores que os pais pretendiam estabelecer. Os pais são o modelo dos filhos e precisam conectar relações sociais dentro de casa. Os pais precisam estar muito alertas com o tipo de pessoa que estão formando para o mundo – finaliza.

Como forma de ajudar os pais a selecionar conteúdo saudável para os filhos na internet, o Pleno.News separou oito canais do YouTube que valem a pena ser vistos. Mas, conforme a orientação da psicopedagoga Débora Luz e da própria OMS, o consumo deve ser feito de forma moderada.

MANUAL DO MUNDO
Com mais de 12 milhões de inscritos, o Manual do Mundo é considerado o maior canal de ciência e tecnologia do YouTube Brasileiro. Em seus vídeos, o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro sempre traz experiências simples de se realizar em casa, receitas práticas e curiosidades sobre os mais diversos assuntos.

MIN E AS MÃOZINHAS
Voltado para crianças de 3 a 6 anos, o canal traz o primeiro desenho animado totalmente em Libras. Com episódios curtos, a animação nacional é assinada por Paulo Henrique dos Santos, que resolveu contribuir com a inclusão cultural do público infantil com deficiência auditiva. A cada vídeo, o público aprende cinco sinais de Libras.

https://www.youtube.com/watch?v=3THhbtzyw_Y

PALAVRA CANTADA
Unindo música, brincadeira e educação, o canal do Palavra Cantada foi criado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit. Através de melodias bem lúdicas, eles aguçam a inteligência e a sensibilidade das crianças. Premiada e elogiada pela crítica, a dupla lançou CDs, DVDs e livros como forma de valorizar a cultura e os ritmos brasileiros.

3 PALAVRINHAS
Com canções que falam do amor de Deus e passam valores cristãos, o 3 Palavrinhas reúne antigas canções cristãs (os chamados corinhos) em desenhos animados para a criançada. Algumas animações ainda trazem a participação da cantora Rebeca Nemer fazendo a versão dos hinos em Libras.

MUNDO BITA
Criada por três amigos pernambucanos, a animação do Mundo Bita diverte com os clipes musicais de Bita, com seu bigode laranja e cartola, e seus amigos. Nos vídeos, as crianças aprendem sobre as estações do ano, a respeitar as pessoas e outros valores importantes. Além de canções de sucesso, como Fazendinha e Viajar pelo Safári, a marca conta com uma linha de brinquedos, material escolar, artigos de higiene e de festa.

VINICIUS CANAL DE CIÊNCIAS
Com apenas 9 anos, o youtuber Vinícius Schvartz criou um canal onde fala sobre questões de Física, como buracos negros e as teorias de Albert Einstein. O canal conta com quase 60 mil inscritos e o vídeo mais assistido, onde Vinicius explica os conceitos da quarta dimensão, conta com quase 60 mil visualizações.

FAFÁ CONTA HISTÓRIAS
Criado pela atriz Flavia Scherner, o canal Fafá Conta Histórias apresenta livros e histórias infantis para os pequenos com valores morais. Os vídeos, postados toda semana, ainda mostram a história de grandes personalidades, como Monteiro Lobato e Machado de Assis, além de dicas de brincadeiras que toda a família pode fazer quando estiver desconectada.

SHOW DA LUNA
Com mais de 2 milhões de inscritos, o canal da Luna traz a famosa personagem dos desenhos do Discovery Kids. Assim como na TV, a menina ensina as crianças como as coisas funcionam. O canal ainda reúne episódios completos da animação e muitas músicas para a garotada.

Leia também1 Alerta: Demônio se passa por amigo de criança em música
2 Desenho inclui transexual em seu lançamento na Netflix
3 Há 7 anos no ar, relembre as polêmicas do Porta dos Fundos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.