Leia também:
X Dulciana, a cebola que não faz chorar, chega ao mercado

Como ser amigo dos seus filhos sem perder autoridade?

Cassiane revela alguns segredinhos de sua ‘psicologia’ de mãe. Um deles é dialogar sempre

Lorena Brum - 18/09/2017 18h10 | atualizado em 20/09/2017 18h28

É cada vez maior o número de estudos sobre a importância da boa relação entre pais e filhos. Assim como são evidentes os resultados negativos de crianças e adolescentes que mantém um distanciamento afetivo de seus pais. Como lidar com esse dilema e se tornar amigo dos filhos sem perder a autoridade sobre eles? O Pleno.News conversou com a cantora Cassiane que é formada em psicologia e atua também como pastora. Ela falou de sua experiência como mãe.

– O diálogo é tudo! Acredito que a conversa é essencial. Eu sempre conversei com meus filhos e levei-os muito pela psicologia. Gosto de olhar no olho e jogar as responsabilidades do que eles querem para eles: “É isso mesmo que você quer?”. Eles têm que entender que a oportunidade é deles, de fazer o certo ou o errado – explica.

Cassiane é casada há 23 anos com Jairo Manhães, músico e pastor. São pais de três filhos ainda jovens, Jayane, Caio e Joshua. Cassiane explica como concilia o trabalho com o cuidado com os filhos, pois está atenta sempre às necessidades deles.

– Eu tenho uma agenda muito cheia, mas meus filhos sempre foram minha prioridade. Posso estar o mais cansada que for, fazemos programas em família, saímos, vamos ao cinema, brincamos em casa mesmo, qualquer coisa. Mas, me distanciar dos meus filhos, jamais! Eu, como pastora, tenho responsabilidade de ganhar primeiro os meus em casa. Se não que ministério é o meu, onde ganho os filhos dos outros enquanto estou perdendo os meus? – questiona.

Cassiane, ao lado do marido, Jairinho, e os filhos, Joshua, Jayane e Caio Foto: Arquivo Pessoal

Problemas afetivos passam gerações

Embora as circunstâncias sejam diferentes para as gerações passadas e atuais, problemas afetivos sempre existiram. Antigamente, muitos pais davam pouco carinho aos filhos porque acreditavam que demonstrações de afeto eram desnecessárias. O que precisavam era aprender a enfrentar o que o mundo os reservasse. Para Cassiane, esse método ensinado desde os tempos antigos, que até hoje é passado para muitas famílias, é uma das causas que levam as crianças a se tornarem, emocionalmente, frustradas.

– Esse tipo de pais deixam os filhos muito distantes deles. Eu repito: diálogo é tudo! Conversar com seus filhos sobre tudo, deixar que eles te falem tudo é uma prova de confiança. Os filhos precisam saber que os pais podem ser os únicos amigos que nunca serão concorrentes deles – aconselha.

Excesso de tecnologia também afasta os filhos dos pais

Muitas famílias estão atentas ao celular, ao telefone; e o diálogo, o tempo de qualidade juntos “substituiu” a troca entre pais e filhos. É preciso não deixar morrer o papo durante as refeições, a conversa franca e o olhar atento às atividades dos filhos.

– Os pais precisam perceber que nada pode ser mais importante do que a amizade entre eles e seus filhos – reafirma a cantora.

Da infância à adolescência

A amizade entre pais e filhos deve começar logo na infância. Os pais que se preocupam com esse vínculo ainda na gestação e o promovem durante o crescimento, só poderão ter uma amizade fortalecida.

– Lá em casa meus filhos dizem de mim: “ Minha mãe é legal, mas é general”. Só que eu sou legal mesmo, sou amigona deles. Mas, também “pego pesado” quando necessário – brinca Cassiane.

Cassiane com a família há cerca de 10 anos, com os filhos ainda pequenos Foto: Arquivo Pessoal

Quando o assunto é escola

Uma das funções dos pais é ajudar o filho a resolver as tarefas escolares e consequentemente ele terá um bom desempenho escolar. Se os pais passarem tempo estudando com os filhos, mesmo que cansados ao chegarem do trabalho, poderão identificar alguma dificuldade pela qual os filhos estejam passando.

– Eu sempre converso com eles na psicologia: “Querido, se você perder o ano, não é só a mamãe que está perdendo dinheiro não. Você que está jogando um ano fora. Vai repetir pra quê? Seja inteligente, valorize o seu tempo. Acha chato estudar? Pois, parece que você quer passar mais tempo lá na escola, que está amando. Então, valorize seu momento agora” – revela a cantora.

Cassiane também diz ser “dura” quando o assunto são os estudos.

– Eu tenho a minha média de notas em casa para eles. Não venha com notas abaixo não, que o negócio fica ruim! – conta a artista, em tom descontraído.

Não cobre tanto, nem passe a mão na cabeça

Os extremos nunca fizeram bem em nenhum aspecto da vida. Com os filhos não é diferente. Cassiane explica que o segredo da amizade está na proximidade. Quanto mais aberto os pais estiverem para os filhos, mais eles serão seus amigos. Embora não seja prudente sufocá-los, querendo saber de tudo, forçadamente, a ideia é cultivar uma amizade em que você consiga participar do seu crescimento e de suas decisões, de maneira saudável.

– Nós não somos a família perfeita, certinha. Assim como outras famílias, também temos nossos momentos mais “tensos”. Mas, não somos afastados (eu e meu marido) dos nossos filhos. Nós somos muito amigos. É isso que está faltando na sociedade. Porque, para mim, o problema não está no filho, mas, sim, na educação que os pais deram a eles. Não se coloque acima do seu filho, se coloque na altura deles e olhe nos seus olhos. Isso não tem nada a ver com religião, tem a ver com relacionamento – conclui Cassiane.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.