Leia também:
X “Maior prova que Deus me ama” diz Xuxa sobre Sasha

Caso Flordelis: Uma análise sobre uma família de 55 filhos

Especialista explica que pais podem estar criando seus próprios algozes

Rafael Ramos - 21/06/2019 13h38 | atualizado em 21/06/2019 14h32

Flordelis com seus 55 filhos Foto: Arquivo Pessoal

O assassinato do pastor Anderson do Carmo ainda gera questionamentos entre as pessoas que acompanham o caso diariamente. Além da suposta confissão de um dos filhos em ser autor dos disparos, surgiram denúncias de que Flordelis e três filhas colocavam remédio na comida do pastor.

O pastor Caio Fábio D’Araujo Filho comentou o caso e disse ser uma situação lamentável. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Caio afirmou que confusões assim são difíceis de evitar em uma casa com 55 filhos.

– Se numa família de dois você tem os maiores perrengues, não tem como não ter todo tipo de confusão, brigas, ciúmes e disputas em uma que é maior que a de Jacó e Davi. Você não pode sair pegando filhos em série porque se cria um grupo de estranhos criando pequenas gangues familiares. Só pessoas totalmente distante das múltiplas experiências humanas olham romanticamente para isso – comentou no vídeo.

Caio Fábio ainda analisou que é quase impossível a criação de ritos familiares nesse caso. Ele relatou que já viu situações semelhantes onde ocorreram casos de incesto pela falta dos vínculos que caracterizam uma família.

– Em uma família com 55 filhos tem complexo de Édipo para todo lado. É irreal! Parece família de deuses do Olimpo. Quanto maior a família, menor a intimidade e maiores são as bagaceiras do cotidiano humano sem o amor que vem pelo conhecimento e pelo tempo. Ficando uma reunião debaixo do domo de uma família reunida às pressas em razão de um projeto missionário e político.

A psicóloga Marisa Lobo declarou ao Pleno.News que crianças precisam de atenção e cuidados e, caso essa premissa básica não seja respeitada, o menor pode vir a apresentar algum tipo de desajuste, independente da quantidade de filhos.

– Obviamente que uma família de 50 filhos, adotados com diferentes idades, pode ter problemas mais difíceis de controle, pois trazem uma história, muitas vezes de abusos, agressões, traumas e frustrações que nem sempre são visíveis. São pessoas diferentes, cada um com suas questões e personalidade.

Marisa Lobo ainda explica que passar valores sólidos não são garantia de que essa constituição familiar vá dá certo. Ela alerta que os pais precisam procurar ajuda de profissionais para limitar possíveis risco à saúde mental.

– A educação, com amor, princípios e limites, é a chave. Porém se os modelos dos pais forem perdedores e incoerentes com os princípio que cobram, gerarão filhos com transtornos afetivos e de comportamento. E, se esse filho já tem comodidades associadas, criaremos nossos próprios algozes – encerra.

Em novembro de 2017, um vídeo publicado no canal de Flordelis no YouTube mostrou um pouco da casa onde ocorreu a tragédia. Ela apresentou os filhos e parte da rotina em família durante um almoço de domingo.

Leia também1 Exclusivo: Flordelis disse ter ouvido 6 tiros contra o marido
2 Filhas de Flordelis vão à delegacia para prestar depoimento
3 Laudo: Arma achada na casa de Flordelis foi usada no crime
4 Ministério Flordelis promove 1º culto após assassinato
5 Quem era Anderson do Carmo, pastor morto no Rio de Janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.