Leia também:
X “Homem Pateta” é investigado pelo Facebook após denúncias

Baleia Azul, Homem Pateta, Momo: Crianças em perigo!

Disfarçados de brincadeiras, desafios podem levar a ferimentos e até suicídio

Camille Dornelles - 26/06/2020 12h54 | atualizado em 29/06/2020 15h12

Armadilhas para crianças na internet Arte: Pleno.News

O caso do Homem Pateta nas redes sociais está sob investigação pela Polícia Civil do Paraná. Diversas denúncias de pais e responsáveis fizeram com que as autoridades procurassem os responsáveis pelo perfil que aterroriza crianças.

O perfil é identificado como Jonathan Galindo, mas há mais de um, inclusive em outros países e idiomas. Ele aborda menores para que esses enviem mensagens privadas em troca de vídeos, textos e áudios.

– Essas mensagens causam desconforto, medo, terror e podem até induzir ao suicídio – explica a delegada de Polícia Civil Fernanda Lima, responsável pelas investigações.

Mas esse não é o primeiro caso recente que ameaça crianças e adolescentes. O Pleno.News relembra alertas feitos sobre outros desafios na internet.

BALEIA AZUL
Há alguns anos, a onda da Baleia Azul despertou para o tema da automutilação entre adolescentes e jovens. Os “desafios” consistiam desde tarefas simples, como amarrar os cadarços, e terminava com o suicídio da vítima. Caso tentasse sair do jogo, criminosos chamados “curadores” ameaçavam a vítima e seus familiares.

Em 2017, alguns desses criminosos chegaram a ser presos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. O assunto se tornou tão sério que, em 2019, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe jogos e desafios que estimulem a automutilação e o suicídio de crianças e adolescentes.

Desafio da Baleia Azul obrigava crianças a se mutilarem Foto: Reprodução

MOMO
O fenômeno começou em 2018 após jornais em língua espanhola noticiarem que uma corrente estava sugerindo a crianças e adolescentes que adicionassem o número de telefone com um código do Japão (81). Com olhos esbugalhados e um sorriso assustador, a Momo representa uma criatura maligna pronta para falar com os jovens. A corrente de mensagens em celulares acabou se espalhando para outros países.

Apesar de o telefone inicial ser um específico, há mais de um número atribuído à Momo. A corrente propõe aos usuários que cumpram desafio de conversar com a personagem. Depois a imagem passou a aparecer em vídeo do YouTube, inclusive YouTube Kids, e atrair menores a realizar desafios que chegaram a casos extremos de suicídio.

Além disso, por tentar se passar por uma brincadeira inocente, a personagem pode ser utilizada para conseguir informações pessoais de crianças e adolescentes.


Momo ensina crianças a se machucarem

QUEBRA-CRÂNIO
Em fevereiro deste ano, o chamado Desafio da Rasteira ou Quebra-Crânio ganhou força na web, principalmente no aplicativo TikTok. Criado pelo influencer Robson Calabianqui, o Fuinha, a “pegadinha” consistia em uma dupla convencer uma terceira pessoa a dar um pequeno salto para, rapidamente, conseguir derrubar a “vítima” no chão. Após a notícia de acidentes sérios que ocorreram durante o desafio, o rapaz de 23 anos veio a público se desculpar e reconheceu que errou ao propor o desafio.

VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DA CRIANÇA
A pastora Fabiana Faria, da Igreja Videira, em Uberlândia, Minas Gerais, conversou com o Pleno.News sobre como a proteção da criança ajuda no combate a essas “brincadeiras”.

– A criança vê esse tipo de ataque e sente um certo tipo de medo. A Momo, por exemplo, veio para trazer medo às crianças. Inclusive minha filha sentiu medo e falou: “Está repreendido em Nome de Jesus!”, ela sabe usar o poder da Palavra. Uma criança que sente que é amada, se sente valorizada, então não vai tentar suicídio e se deixar levar por esses jogos.

PEÇA AJUDA
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda ligue para o número 188 ou acesse o site.

Leia também1 “Homem Pateta” é investigado pelo Facebook após denúncias
2 Pela internet, "Homem Pateta" induz crianças ao suicídio
3 Baleia azul: Jogos que induzem ao suicídio se tornarão crime
4 Após polêmica, boneca Momo vai virar filme de terror
5 Quem é o artista por trás da criação da boneca Momo?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.