Leia também:
X Andréa Sorvetão e o marido pedem patrocínio para “casal hétero, cristão e tradicional”

6 dicas para integrar conforto e personalidade ao seu lar

Para transmitir a sensação de conforto, a decoração aconchegante precisa refletir a vida dos moradores

Pleno.News - 18/06/2021 16h59 | atualizado em 18/06/2021 17h20

6 dicas para integrar conforto e personalidade ao seu lar Foto: Freepik

A mudança no perfil dos consumidores fez o mercado da decoração passar por várias mudanças nos últimos anos. Como consequência, hoje as opções de móveis e acessórios são mais diversificadas e democráticas, perfeitas para construir uma casa aconchegante com diferentes estilos.

Mas essa mudança não ocorreu por acaso. Com o sucesso das redes sociais, as pessoas deixaram de ser meros consumidores e transformaram-se em protagonistas em seu círculo social. Por isso, para muitas delas não faz mais sentido simplesmente copiar a decoração utilizada por pessoas famosas, sem adicionar o seu toque pessoal.

Além disso, as pessoas também estão cada vez mais interessadas em soluções que estimulem a manutenção do seu equilíbrio mental e relaxamento, especialmente após o enfrentar os desafios do dia a dia.

O resultado dessa equação é que o interesse em investir na construção de casas aconchegantes, que são verdadeiros refúgios do mundo lá fora, só tem aumentado.

Embora criar essa decoração especial possa parecer difícil e caro, com dicas simples é possível transformar seu lar num local muito mais bonito e acolhedor. Para isso, basta seguir algumas dicas simples, que podem ser conferidas abaixo.

Paleta de cores Foto: Freepik

DEFINA UMA PALETA DE CORES
Além de possibilitar a criação de uma decoração mais harmônica e equilibrada, definir uma paleta de cores torna mais fácil o processo de escolhas de itens decorativos.

Apesar de parecer bobagem, é importante entender que, muito mais do que uma questão estética, a coloração de um local ou objeto pode influenciar nas suas emoções. Pelo menos é o que diz uma área de estudos chamada Psicologia das Cores.

A influência das cores nas emoções é tão importante que profissionais de branding e marketing pensam muito bem ao relacionar uma cor ao nome de uma empresa. Por isso, quem deseja montar uma casa aconchegante precisa decorar os ambientes com cores que transmitem essa sensação.

Cores neutras, por exemplo, como branco, preto, cinza e bege, em diferentes tonalidades, ajudam a transmitir essa sensação de conforto. E, dependendo da tonalidade, o azul e o rosa também podem passar essa mesma impressão.

E nem é necessário mudar as cores da parede, caso você não queira gastar com esse tipo de obra. Sempre é possível investir nos itens de decoração com as cores da sua paleta preferida.

INVISTA NA ILUMINAÇÃO
Um ambiente bem iluminado é sempre muito mais aconchegante. Então, se for possível, invista na iluminação natural. Ela é capaz de deixar qualquer espaço muito mais convidativo. Com base nisso, não tenha receio de abrir as cortinas e as janelas para deixar a luz entrar na sua residência.

Após analisar como está a iluminação natural da sua casa, está na hora de investir em luminárias. A instalação de pendentes suspensos, lustres, trilhos, spots de LED embutidos, entre outros tipos de luminária, certamente vai transformar a decoração de sua casa.

No entanto, aqueles que não desejam investir na instalação desses objetos podem optar por luminárias mais simples, como abajures, spots de LED sem fio e luminárias de mesa.

Vale lembrar que, nos ambientes mais íntimos, como o quarto ou sala de estar, é importante utilizar lâmpadas com luz neutra ou quente, que ajudam a criar a sensação de conforto e relaxamento.

Invista na iluminação Foto: Freepik

UTILIZE OBJETOS DE DECORAÇÃO
Uma das formas mais fáceis de mudar a decoração de um cômodo é investindo em mantas, almofadas, tapetes e cortinas. As mantas e almofadas, por exemplo, podem ser utilizadas nas camas, nos sofás e nas poltronas.

Para criar uma decoração mais descontraída, vale investir em estampas e até em tonalidades mais fortes que contrastem com o restante do visual da casa.

Já os tapetes e cortinas possuem seu próprio protagonismo dentro do ambiente e possuem o poder de deixar tudo mais leve e aconchegante.

ADICIONE VASOS DE PLANTAS
Embora nem todo mundo saiba cuidar de plantas, é inegável que adicionar um pouco de verde confere mais vida e cor ao seu lar. Para quem não tem muita aptidão com o cultivo de plantas, vale a pena investir naquelas mais resistentes, como os cactos e as suculentas.

Apenas tome cuidado para escolher uma espécie de planta que seja compatível com a sua casa e com o clima da sua cidade. Além disso, é importante verificar o nível de exposição solar que cada espécie precisa, bem como o nível de cuidado que cada uma delas exige.

E, para melhorar sua decoração, vale a pena investir em vasos de cimento, de cerâmica, cachepôs, entre outros tipos de suporte para o seu vaso de planta. Em seguida, basta posicionar esses vasos em locais estratégicos, como nos cantos da sala e do quarto, para deixar sua casa mais viva.

Adicione vasos de planta Foto: Freepik

ESPALHE FOTOS PELA CASA
Uma casa aconchegante de verdade também reúne lembranças e momentos marcantes da vida dos seus moradores.

Por isso, é importante distribuir fotos, esculturas, peças decorativas, lembranças de viagem, quadros importantes, entre outros objetivos capazes de criar um ambiente cheio de boas memórias e acolhimento.

Para os mais modernos, existem muitas opções de objetos decorativos tecnológicos e personalizáveis que também podem ser utilizados na decoração. Este é o caso dos porta-retratos digitais. Eles, além de permitir a apresentação das fotos em slides, podem reproduzir músicas e até vídeos de sua escolha.

INVISTA EM PERFUMES PARA AMBIENTES
Por fim, vale a pena investir para deixar sua casa mais cheirosa. Isso é importante porque, assim como as cores, os aromas também influenciam as emoções e ainda contribuem para criação de memórias afetivas.

A boa notícia é que existe uma grande variedade de produtos desenvolvidos com essa finalidade no mercado, como aromatizadores, sprays de ambiente e velas perfumadas. Por isso, basta escolher o tipo de perfume e optar por um aroma de sua preferência.

Certamente, depois de implementar pelo menos algumas dessas dicas, voltar para casa será ainda melhor!

 

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.