Bovinos podem ajudar no tratamento contra o HIV
Estudo tem o objetivo de desenvolver uma vacina para combater o vírus
Jade Nunes - 24/07/2017 12h07 | atualizado em 24/07/2017 17h51

Um estudo publicado na revista “Nature” afirma que o gado bovino pode criar rapidamente anticorpos amplamente neutralizantes (bNAbs, do inglês broadly neutralizing antibodies) contra o HIV. A pesquisa foi feita pelos Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. Isso pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina que induza o sistema imunológico humano a combater a doença.
Os bNAbs são um tipo específico de anticorpos que, em testes de laboratório, impedem que a maioria das cepas de HIV infectem células humanas. Mas até o momento, os cientistas não foram capazes de induzir a produção do anticorpo pelo sistema imunológico humano.
Para vacas e bois não é possível contrair HIV. Por isso, os pesquisadores injetaram os antígenos do vírus em quatro bezerros. Todos desenvolveram bNAbs contra o HIV no sangue entre 35 e 50 dias, após duas injeções. Mas os bNAbs bovinos não são indicados para uso clínico em humanos. Mesmo assim, esse estudo pode ajudar os cientistas a desenvolver novos tratamentos.