Leia também:
X Fies terá 100 mil vagas a juro zero no ano que vem

Benefícios do banho de balde para bebês

O banho de balde torna-se mais prazeroso e permite que a mãe tenha mais no contato com o bebê

Livia Ribeiro - 06/07/2017 14h29 | atualizado em 17/08/2017 15h16

(Divulgação/ Pinterest)

O banho de balde é quando o bebê fica imerso na água (tal como o ofurô para adultos), simulando uma volta ao útero materno, que lhe é tão familiar. Os banhos de balde podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê couber no recipiente, geralmente por volta dos 4-6 meses de idade.

O banho traz: relaxamento; melhora nos estados de agitação; combate a insônia e combate a cólica dos bebês.

A prática também da sensação de segurança para a criança, pois ela está sendo acompanhada e contida pela mãe, sem fraldas ou outros tecidos que tanto a incomodam, por ainda não estar acostumada a elas. Outra vantagem deste tipo de banho é que, devido sua maior profundidade, leva a uma imersão maior, cercando praticamente todo o corpo do bebê. Por não ser uma tarefa corriqueira, cotidiana e obrigatória como é o banho normal, o banho de balde torna-se mais prazeroso e permite que a mãe se aproxime e tenha mais contato com o bebê, seja verbal ou pelo toque de mãos e braços.

A imersão no balde deve ser profunda o bastante para chegar um pouco abaixo dos ombros do bebê, quando sentado. A largura deve ser suficiente para que não lhe permita cair para os lados ou para frente, evitando a aspiração da água.

Detalhe: é importante que o bebê seja segurado pelas axilas. Segurá-lo pelos braços ou antebraços pode provocar uma pronação dolorosa, deslocamento de um dos ossos do antebraço e da articulação do cotovelo, que poderá exigir procedimentos posteriores para serem resolvidos.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.