Leia também:
X Ana Furtado: “O câncer não é mais o meu vilão”

Avalie: você é um procrastinador com dinheiro?

Como pessoa física ou jurídica, organizar suas finanças é possível e tem o apoio da tecnologia

Virgínia Martin - 25/06/2018 08h35 | atualizado em 25/06/2018 12h44

Muita gente que adia tudo como empresário faz de seus negócios uma extensão da própria procrastinação financeira pessoal. Foto:Pixabay

A letra da canção de Geraldo Vandré é bem antiga (1968), mas ilustra bem o desafio da ação acima da procrastinação. Ela diz “vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Ou seja, deixar para depois pode ser uma cilada, principalmente na vida financeira. Quem não organiza o uso do dinheiro não pode reclamar que tem um “bolso furado”.

Partir para a atividade é ter senso de realidade, é o que pensa Luiz Sayão, que avalia que o ato de procrastinar é uma ilusão de que o futuro está nas mãos de cada um.

– Quem deixa para depois acha que tem todo o tempo do mundo. Mas só temos o hoje. Amanhã não está sob o nosso poder.

Os consultores na área de finanças podem se sentir privilegiados, já que possuem maior conhecimento sobre riscos e possibilidades de ganhos e perdas. Atualmente, existem os coachs financeiros, profissionais que ensinam e conduzem uma pessoa para que aprenda e saiba como gerenciar suas contas. Melhor de tudo: abandone o hábito de procrastinar. Aline Rodrigues é uma destas consultoras. Para ela, a procrastinação financeira vem abraçada com muitas “desculpas” que se transformam, por vezes, em “verdades internas”. Para eliminar essa crença, é importante construir hábitos financeiros saudáveis para que se possa manter a organização em dia e em equilíbrio.

– Alguns aplicativos financeiros hoje já possuem uma conciliação bancária. Ou seja, o usuário não precisa mais preencher manualmente todas as entradas e saídas, sendo necessário apenas a identificação dos gastos para se ter maior visualização sobre as áreas (Guiabolso). Já outras pessoas buscam através de o suporte financeiro mensal de um especialista para análise e direcionamento das finanças, o que dá maior controle e planejamento sobre a utilização do dinheiro. É ter alguém por perto que entenda sobre a sua situação financeira, planos e projetos e possa auxiliar na organização dos dados para a melhor tomada de decisão (Finapse).

Manter as finanças em dia e organizadas é um desafio. Afinal de contas, é necessário transformar determinadas ações em hábitos e compreender o seu impacto no dia a dia. É assim que se aprende sobre como tomar decisões mais assertivas com os próprios dados financeiros. Aline garante que a tecnologia auxilia muito nessa etapa não apenas como aplicativos para organização financeira, mas com softwares de inteligência artificial e/ou suportes online com especialistas.

Na área empresarial, a procrastinação também é um vício. Muitos sócios administradores fazem de seus negócios uma extensão da própria procrastinação financeira pessoal. A contadora Patrícia Sena conhece bem esta realidade. Afirma que é muito comum os empresários produzirem um verdadeiro embaraço nas despesas da empresa por não conseguirem separar o pessoal do empresarial.

– Uma assessoria contábil é importante e essencial a qualquer empreendedor, pois essa desorganização gerada nas finanças das organizações gera inércia de prosperidade. Ao invés da ação motivada por bons hábitos de rotina organizacional e planejada, eles continuam só na intenção de que “um dia consiga acertar isso”. Muitos adiam planos importantes, metas de projetos não são alcançadas, perdem prazos e amargam prejuízos irreparáveis.

Vale ressaltar que a pessoa que procrastina, ou seja, adia uma decisão, já tomou uma decisão. Tanto a impulsividade (agir sem pensar) quanto a procrastinação (pensar demais e não agir) são vícios fatais na vida financeira de uma pessoa. Segundo Cesar Nascimento, coach de gerenciamento de vida, explica que é fundamental parar e analisar os problemas e as soluções possíveis.

– Todos precisamos organizar minimamente nossas contas (entradas e saídas) e listar prioridades financeiras (sair do rotativo do cartão, renegociar as dívidas, cortar despesas, estabelecer uma meta mensal de economia etc.). Daí, deve estabelecer um prazo realista para cada um desses objetivos e já dar o primeiro passo em relação à primeira meta, com a lista em uma mão e o telefone na outra. A sensação de conseguir baixar os juros de um empréstimo ou o valor de um plano de uma companhia de celular ou de TV a cabo, dará à pessoa uma satisfação que lhe incentivará a prosseguir com os passos seguintes.

Procrastinar pode fazer parte do passado. Basta alavancar um processo de proatividade rumo à organização financeira. Passividade e desperdícios ficam para trás.

Avalie sua rotina de procrastinação:

  • Você tem mais de mil livros em sua estante e não está lendo nenhum?
  • Sempre diz aos amigos: Vamos marcar! Mas nada acontece?
  • Você desativa o modo visualizado no Whatsapp para que ninguém perceba que você demora a responder?
  • Você tem uma grande ideia na mente, mas adia para colocar no papel e planejar?
  • Você costuma usar coisas quebradas porque adia o conserto delas ou a compra de novos?
  • Você já perdeu oportunidades porque demorou a dar a resposta?
  • Você aciona vários alarmes em momentos diversos para poder acordar aos poucos?
  • Você vive inventando desculpas para suas demoras. Sua vida é uma avalanche de compromissos e responsabilidades não cumpridas?
  • Você diz que vai melhorar, mas adia?
  • Toda segunda-feira é dia de começar algo que nunca começa?

Aplicativos como auxílio:

  • Easy Money (Android).
  • Meu Dinheiro (iOS).
  • Controle Financeiro (Android).
  • Orçamento Inteligente (iOS).
  • Lemon Wallet (Android/iOS).
  • Minhas Economias (Android/iOS).
  • Finanças Pessoais (Android).

 

Leia também1 Felipe Folgosi: Firme em seus projetos e em sua fé em Jesus
2 Prepare-se para abandonar os aparelhos obsoletos
3 Tem gente que sente inveja de quem tem fé

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.