Aula de dança com música gospel faz sucesso pelo Brasil
Projeto Zoe Dance ficou famoso na internet após divulgação de vídeo em página de humor
Gabriela Doria - 20/10/2017 19h36 | atualizado em 20/10/2017 19h45







Já imaginou queimar calorias ao som de um bom axé gospel? Ou então fazer passinhos sincronizados com uma batida de funk com letras dedicadas a Deus? Criado há dois anos, o Zoe Dance é um projeto que reúne dança aeróbica com música gospel. É possível queimar até 800 calorias em 45 minutos de aula. Os passos e ritmos são semelhantes aos da famosa zumba, mas, John Bassi, bispo que idealizou o Zoe, garante que são diferentes.
– Nossa maior diferença é que temos princípios. Não fazemos certos movimentos que possam expor ou denegrir o corpo. E nem por isso a aula deixa de ser divertida, pelo contrário – afirmou John.
O Zoe ficou famoso depois que uma página de humor no Facebook divulgou um vídeo de uma das aulas. Sob o apelido de zumba gospel, o Zoe, que significa “vida de Deus”, se espalhou pelo Brasil. De acordo com John, a repercussão nas redes sociais, mesmo que numa página de humor, foi excelente para o projeto.
– Acabou que foram várias páginas de humor, uma compartilhando da outra, inclusive repostando o vídeo. Foi ótima a repercussão, mesmo nessas páginas, porque despertou a curiosidade do pessoal em conhecer aquilo que é o projeto e a visão do Zoe – ressaltou o bispo.

E foi através das redes sociais que o projeto continuou conquistando espaço. O Zoe tem um canal no Youtube, o ZOEDance TV, que conta com mais 8 mil inscritos e tem média de crescimento de mil pessoas por semana. De acordo com John, o canal é uma importante ferramenta de aprendizado.
– Não há como precisar quantas pessoas estão praticando o Zoe. O canal, por exemplo, já tem mais de 500 mil visualizações. Muita gente procura ele para fazer aula.

Embora as letras da música sejam exclusivamente gospel, John afirma que as aulas são democráticas e abertas para qualquer pessoa.
– O Zoe não é uma aula para cristão. Ele tem uma ideologia, um pensamento. Mas temos cristãos, pessoas de outras crenças e até sem religião. Ela tem músicas gospel, mas é para todos fazerem, independentemente da sua religião e crença. É uma aula bem democrática e destinada a todos. Tanto que temos turmas para crianças e terceira idade – declarou o criador do Zoe.
Mais importante do que a crença, é a missão do Zoe. Segundo John, o projeto vem para quebrar padrões impostos pela dança tradicional.
– Estamos dançando com muita alegria, sem nenhum tipo de malignidade. Além disso, cremos nos benefícios para o corpo, a alma e o espírito. Foi Deus quem criou a dança e a gente crê que ela traz muita alegria – finalizou o bispo.