Leia também:
X Blogueira mostra como se vestir usando peças baratas

As diferenças entre gordura trans, saturada e insaturada

Gordura pode ser uma aliada saúde se for consumida corretamente

Gabriela Doria - 02/08/2017 21h09 | atualizado em 03/08/2017 15h08

Muito se fala sobre as diferentes gorduras, entretanto poucos sabem a origem da cada uma delas e quais benefícios ou prejuízos podem acarretar em nossa saúde. De olho nisso, o Pleno.News vai desmistificar a ideia de que toda gordura é ruim e te ajudar a escolher o tipo de alimento mais saudável, além de alertar sobre os que são ruins. Confira!

Primeiramente, devemos distinguir os três tipos que consumimos: gordura insaturada, gordura saturada e gordura trans. A gordura insaturada é de origem vegetal. É aquela que, se consumida em quantidades corretas, torna-se uma ótima aliada da saúde, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim. Em contrapartida, o excesso dela pode causar doenças coronarianas. Recomenda-se um consumo diário de, no máximo, 44 gramas. Ela pode ser encontrada no azeite de oliva, salmão, óleos de milho ou canola, abacate e outros.

O Azeite de Oliva é um exemplo de gordura “boa” Foto: Pixabay

A gordura saturada é de origem animal. Em temperatura ambiente ela se apresenta no estado sólido. Os nutrólogos a consideram prejudicial pois ajuda a aumentar os níveis de colesterol ruim, o que pode acarretar em diversos problemas, principalmente os cardíacos. Numa dieta balanceada e saudável, é recomendado um consumo diário de, no máximo, 20 gramas. A gordura saturada é encontrada principalmente em carnes vermelhas, bacon, pele de aves e laticínios, entre outros.

A carne vermelha contém altos níveis de gordura saturada Foto: Pixabay

A gordura trans é de origem industrial e pode ser considerada a grande vilã da saúde. Embora ela seja resultado do processo de hidrogenação da gordura vegetal (a “boa”), o produto final são os ácidos graxos trans. Esses ácidos graxos são responsáveis, principalmente, por aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom. Além disso, estimula o acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias, além de aumentar o peso. O consumo máximo diário é de até 2 gramas. A gordura trans é bastante comum em alimentos industrializados, como salgadinhos, frituras, biscoitos, sorvetes e comidas instantâneas ou congeladas.

Frituras e salgadinho são ricos em gordura trans Foto: Pixabay

A dica portanto, é diminuir ao máximo o consumo de gordura trans, além de regular a saturada e a insaturada. Um bom procedimento é sempre observar os valores nutricionais na embalagem dos produtos.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.