Leia também:
X Bebê com Síndrome de Down vence concurso de beleza

Animais também podem sofrer de depressão

Os bichos também vivem o luto, sentimentos de ansiedade e de angústia

Pleno.News - 26/04/2019 16h53 | atualizado em 26/04/2019 17h17

Gato e cachorro têm sentimentos semelhantes aos dos humanos Foto: Pixabay

Não é novidade que animais têm sentimentos semelhantes aos dos humanos. Porém, o que muitos ainda não sabem é que eles também podem sentir medo, angústia e até mesmo sofrer de depressão e ansiedade. Esse fenômeno chama-se senciência, que é quando experiências afetam positivamente ou negativamente um ser.

Ansiedade e depressão, doenças consideradas como o mal do século, podem ser observadas com facilidade nos bichos em situações específicas. Um exemplo é quando ficam eufóricos para passear de carro, apreensivos quando percebem que seus donos vão sair ou extremamente tristes e desanimados quando, infelizmente, são abandonados.

– Esses animais têm seus tutores como uma referência muito grande e são totalmente dependentes deles. Então, quando são abandonados, além dos riscos que correm na rua, eles terão a dor da perda – explica o especialista Cleber Santos para o portal Catraca Livre.

Cleber ainda reforça que os casos de abandono podem gerar traumas que podem permanecer, mesmo quando os animais são adotados novamente. Ele também afirma que, quando um cachorro, por exemplo, late, pode ser uma forma de chamar atenção para que seus donos voltem para ele. No caso dos gatos, lambidas em excesso, perda excessiva de pelo, mordidas e hábito de derrubar objetos podem ser sinais de que eles não estão emocionalmente bem.

Outro fato curioso sobre a sensibilidade dos animais é o fato deles também viverem o luto. Sim, eles podem sentir a morte de seus donos e daqueles que convivem com eles. Esse tipo de reação também acontece com outros animais além dos gatos e cachorros, como pássaros, chipanzés e elefantes.

Leia também1 Bebê com Síndrome de Down vence concurso de beleza
2 Anitta ostenta com look de R$ 22,3 mil em evento nos EUA
3 Veja o ensaio pré-casamento de Luã Freitas e Joyce Isidoro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.