Leia também:
X Quem está muito magro ou muito gordo pode viver menos

A importância das expressões faciais para os surdos

Intérprete de Bolsonaro foi alvo de brincadeiras de mau gosto na internet

Mayara Macedo - 31/10/2018 15h39

Elizângela, intérprete de Bolsonaro, foi alvo de piadas Foto: Reprodução Twitter

Os intérpretes de libras muitas vezes são alvos de memes e piadas por causa de suas expressões faciais. Com Elizângela Castelo Branco, que tem auxiliado o presidente eleito, Jair Bolsonaro, não foi diferente. As brincadeiras de mau gosto ganharam força no domingo (28), após a moça traduzir o primeiro pronunciamento de Bolsonaro na televisão.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 30 milhões de brasileiros sofrem de surdez. O que a maioria não sabe é a importância que as “caras e bocas” de um intérprete tem para essas pessoas. As expressões são características importantes porque marcam a comunicação.

– Nossa voz transparece os sentimentos. Ou seja, se estamos entusiasmados, assustados, felizes, mostramos isso no ato da fala. Mais que palavras, a fala é uma composição inteira. Do mesmo modo acontece com os surdos. Se eles não ouvem nada, eles não sabem qual é o grau de entusiasmo da mensagem. Por isso, para eles as expressões devem ser mais marcantes – explicou a intérprete de libras, Eduarda Medrado para o Pleno.News.

Deficientes auditivos usam a visão como forma de compensar a perda da audição. Tudo o que se quer dizer será melhor compreendido por eles se houver sintonia entre as expressões faciais e a sinais. Há casos em que alguns gestos da Língua Brasileira de Sinais que se referem a quantidade, nem precisam ser reproduzidos, pois o próprio rosto do intérprete já expressa o significado.

Michelle Bolsonaro tem um tio surdo e já mostrou engajada na causa dos deficiente. Tanto que dias antes do segundo turno, em transmissão ao vivo, Jair Bolsonaro se comprometeu com os direitos dos deficientes auditivos em diferentes espaços sociais, como nas empresas, onde faltam intérpretes, e na área da saúde, para quem necessita de tratamento. Na ocasião, ele recebeu um documento da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

Bolsonaro se comprometeu com a comunidade dos deficientes auditivos Foto: PSL

– Quero agradecer à comunidade de surdos, pelo apoio ao meu marido, Bolsonaro, e aos meus amigos surdos que, já há um ano, vêm pensando e planejando uma proposta para a comunidade e, também, para todas as pessoas com deficiência em geral – disse a esposa do presidente eleito.

Leia também1 Moro pode ser chamado por Jair Bolsonaro até sexta-feira
2 Bolsonaro faz lanche a agentes que foram realizar sua escolta
3 Bolsonaro agradece a Deus na igreja de Silas Malafaia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.