Leia também:
X Dicas de Mestre #3

Amigos, quero sempre tê-los

Como é bom respirar fundo e lembrar que se tem aquela amiga que nunca nos deixou na mão

Yvelise de Oliveira - 19/09/2017 11h00

Amigos, quero sempre tê-los / Foto: Pixabay

Qual será a química que faz nosso coração escolher amar a alguém?

Amar em todas as multiformas de sentir amor? O que desperta dentro da gente uma empatia, uma atração, uma súbita certeza de que aquela pessoa — entre tantas centenas de milhares que passam por nós, em nossa breve estada aqui na Terra — irá ser uma amada amiga, um querido companheiro, um eterno confidente; dona ou dono do espaço “amigo” em nosso coração?

O amor não é completo nunca, se não existe confiança, entrega; tudo em sua totalidade como sentimento. Há uma necessidade interior de saber que a amiga, o namorado, o marido; seja lá quem, é todo meu — carne, espírito e alma — reconheço como uma pessoa que posso amar e me sentir amada, querida e protegida.

Das formas de amar, a mais perfeita é a amizade. Falo de amigas que são “mais chegadas que uma irmã”, que se entendem no olhar e que, no mais simples toque de mãos, podem sentir que algo vai muito bem comigo ou muito mal.

Ter amigos — amigos mesmo — é um privilégio; é como um presente de Deus. Não é para todos, porque algumas pessoas não conseguem se dar por completo a esse sentimento de amizade, têm medo e param no meio do caminho. Morrem sem ter o privilégio de sentir o conforto que é um amigo.

Veja bem, não falo de “momentos de amizade” — estes, todos experimentam. “Foi tão minha amiga quando estive doente!”, “Obrigada por estar perto quando precisei de um abraço amigo ou um ombro para chorar”…

Momentos de amizade são certamente inesquecíveis; mas eu estou falando de amigos que conhecemos praticamente toda a vida, conservamos conosco em nossas almas sabendo que sem eles a vida seria mais pobre e muito mais difícil de ser vivida. Eu não teria aprendido quase nada sem meus amigos. Foram eles que dividiram comigo acertos, desacertos, lágrimas, sorrisos, discussões, desentendimentos, saudades, sucessos, vitórias, fracassos…

Coisas não confessadas, mas apenas meio que entendidas. Segredos só nossos — coisas de amigos.

Como é bom respirar fundo e lembrar que se tem aquela amiga que nunca nos deixou na mão. Conhecer os defeitos uma da outra, as manias, as chatices, as cobranças.

Amigo a gente escolhe e são tão poucas as escolhas que fazemos certas. Mas se são uma dádiva de Deus, nada pode ser igual a uma grande amizade.

Com uma amiga, você não precisa ser nada além de você mesma em qualquer situação.

Amigos queridos, eu sei onde vocês sempre estarão… Aqui dentro do meu coração.

“Amigos não desertam…”


Yvelise de Oliveira é Presidente do Grupo MK de Comunicação, Yvelise de Oliveira costuma escrever crônicas sobre as suas experiências e percepções a cerca da vida. Há alguns anos lançou o livro Janelas da Memória, um compilado de seu material. Atualmente está em processo de finalização de uma nova obra, Suspiros da Alma.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.