Leia também:
X Por que tanta intolerância? Chega de preconceito!

Coluna Ricardo Guimarães: Na Graça tudo é muito mais – Parte 2

Você precisa saber que nós não operamos mais debaixo da velha aliança. O tempo mudou! Nós estamos na era da graça

Ricardo Guimarães - 02/01/2018 10h13

Há duas semanas comecei a desenvolver com vocês, amigos do Pleno. News, o tema Na Graça tudo é muito mais. Hoje quero retomá-lo.

Existe uma diferença muito grande entre a velha e a nova aliança. E é de suma importância que interpretemos a Palavra de Deus diferenciando o que ela fala da velha aliança do que ela fala acerca da nova aliança.

Antes de Cristo se manifestar em carne, estávamos sob a dispensação da lei, segundo a qual, para conseguirmos qualquer coisa, precisávamos nos esforçar muito, cumprir uma série de requisitos e então sermos abençoados. Mas Jesus veio para nos preparar um novo e vivo caminho, que nos foi inaugurado quando o Pai recebeu a sua oferta pelo pecado da humanidade.

“Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. E disto isto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: Esta é a aliança que farei com eles, DEPOIS DAQUELES DIAS, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, PELO SANGUE DE JESUS, pelo NOVO E VIVO CAMINHO QUE ELE NOS CONSAGROU PELO VÉU, ISTO É, PELA SUA CARNE (Hebreus 10:14-20 – grifos meus).

Esse texto deixa claro que o novo e vivo caminho nos foi inaugurado pela carne de Cristo. Ou seja, somente após a morte de Jesus, depois de o véu ser rasgado, a dívida paga, é que a nova aliança foi inaugurada.

Se não tivermos clareza a respeito da nova aliança, corremos o risco de nos relacionar com Deus baseados na velha aliança. E mais, vamos ter uma vida cristã pesada, totalmente baseada na velha aliança.

Ao ler a Bíblia, observamos que o que Deus requeria antes de Cristo para sermos abençoados é diferente do que ele requer depois de Cristo para recebermos as mesmas bênçãos.

Quais eram os requerimentos para a bênção na velha aliança? Na velha aliança, Deus mandou Moisés dizer ao povo que, se eles observassem todos os mandamentos, a bênção viria sobre eles. Ou seja, eles seriam abençoados por causa da obediência à voz do Senhor. Podemos ver isso em Deuteronômio.

“Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo” (Deuteronômio 28:1-3).

Há duas palavras muito importantes: “Se eles” – se eles obedecerem, eles serão abençoados. Se eles quebrarem uma parte pequena que seja, eles seriam amaldiçoados.

Os sacrifícios foram dados no momento em que foram dadas as leis. Porque se não fossem os sacrifícios ninguém teria alcançado nada. Na velha aliança, era assim: Se você for bom, Deus vai abençoá-lo; se você for mau, Deus vai amaldiçoá-lo. A chave aqui é “SE VOCÊ”. A chave é você primeiro. Se você fizer a sua parte, Deus fará a parte dele.

Mas essas não são as palavras da nova aliança. Na velha aliança, você faz primeiro e Deus faz depois, de acordo com o que você fez. Mas algo muda depois de Cristo. A cruz divide não apenas a contagem do tempo, mas a maneira de Deus se relacionar com o homem.

Veja o que diz o apóstolo Paulo:
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (Gálatas 3:13,14).

Paulo é muito claro! Nós fomos redimidos da maldição para que as bênçãos de Abraão venham para nós através de Jesus Cristo, para que recebamos a promessa do espírito através da fé. Portanto, na nova aliança Deus fez algo primeiro. E nós somos abençoados por causa dele. Aqui mudou-se a ordem das coisas.

Você precisa saber que nós não operamos mais debaixo da velha aliança. O tempo mudou! Nós estamos na era da graça. E na era da graça tudo é Muito Mais!

Ricardo Guimarães é fundador e pastor presidente da Igreja Videira no Rio de Janeiro. É formado em Teologia com especialização em Homilética e Clínica Pastoral e também possui doutorado pela Faculdade de Teologia Filadélfia – Recife. Na década de 90 levantou a bandeira do movimento nacional pela pureza sexual do jovem e do adolescente, conhecido como “Quem ama Espera”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.