Leia também:
X A versatilidade da moda

Será que um grande “orador” se comunica bem?

Em nosso dia a dia, passamos por diversas situações em que exercemos o papel de comunicadores

Ney Pereira - 22/08/2017 16h11

Será que um grande orador se comunica bem? / Foto: Divulgação

Imagine-se tentando nadar de um ponto ao outro de uma piscina sem nunca ter aprendido a nadar. Talvez você nem tente, por medo de se afogar, ou, então, decida correr o risco. Você bate o pé de qualquer maneira, as mãos ajudam no processo e você acaba dando o “seu jeito” de chegar ao outro lado da piscina.

Pronto. Você conseguiu! Isso quer dizer que sabe nadar? Certamente que não! Significa simplesmente que você conseguiu se deslocar no meio líquido ou, ainda, “sobreviver” ao iminente risco de se afogar. Se conhecesse as técnicas de natação, reduziria as chances de fracassar, gastaria menos energia e realizaria a tarefa com mais eficácia. Mas…

O que toda essa história tem a ver com técnicas de apresentação pública e empresarial? Nadar é uma habilidade que requer técnica, metodologia, sistematização e muito treino. Quando o tema é apresentação pública (falar em público) é a mesma coisa! Assim como o “nadador instintivo” ou “sobrevivente” é vitorioso ao NÃO se afogar, o “apresentador falador desinibido” consegue falar em público.

Entretanto, tenho uma notícia boa e uma notícia má para dar. Comecemos pela má: quem tem facilidade para expor suas ideias não necessariamente consegue se comunicar adequadamente, ou seja, persuadir, encantar e, principalmente, convencer a audiência. A boa notícia é que não é necessário, em absoluto, ser desinibido (apesar de ajudar) ou cara de pau para falar bem. Para se comunicar adequadamente em público é necessário conhecer as técnicas, os métodos e, principalmente, treinar, treinar e treinar. Trata-se de uma habilidade, resultado de esforço e dedicação.

Em nosso dia a dia, passamos por diversas situações em que exercemos o papel de comunicadores: uma palestra sobre resultados para colegas na empresa, uma breve explanação em uma reunião, um divertido discurso na festa de um amigo e até um encontro com executivos de grandes corporações para convencê-los a investir em projetos de sua empresa. O que essas apresentações têm em comum? O fato de serem transmitidas para adultos e, portanto, passarem pelo filtro da interpretação e do julgamento de cada ouvinte.

Não adianta! Quem não tem os conceitos de comunicação claros na mente sofre muito mais risco de cometer equívocos que, dependendo do caso, podem ser desastrosos. A questão é: na sua opinião, o que é ser bem-sucedido? Será que um grande “orador” se comunica bem?

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.