Leia também:
X Gustavo Scarpa, a joia tricolor. Uma pérola nas mãos de Deus

Atitudes que tornam alunos vencedores

Ensinar consiste em buscar estratégias para que a consolidação do aprendizado seja facilitada

Ney Pereira - 15/08/2017 10h27

Atitudes que tornam alunos vencedores / Foto: Pixabay

O professor não deveria ter sua competência avaliada somente pelo currículo – pré-requisito formal – e pela habilidade como orador. Esses atributos só terão valor se contribuírem efetivamente com o aprendizado dos alunos. Tornar seus alunos vencedores deve ser o principal indicador de sucesso do professor.

Imagine um técnico esportivo, de atletismo, por exemplo. Sua competência está diretamente relacionada ao desempenho que seus atletas apresentam. Esse mesmo raciocínio poderia ser transferido aos professores e alunos. Alunos vencedores, professores vencedores! No entanto, infelizmente, alguns professores pensam exatamente ao contrário: acham que sua competência está relacionada à quantidade – maior – de reprovação. É como se o técnico treinasse seus atletas para perder a competição!

Alunos vencedores, professores vencedores! Alunos reprovados “perderam a competição”!

Alunos podem ser reprovados porque…

  • não quiseram estudar – alguns por preguiça; outros por convicção, pois não achavam o conteúdo relevante e interessante.
  • não entenderam a matéria, apesar de terem estudado.
  • não souberam estudar de forma eficaz.
  • entenderam a matéria – apesar de não terem entendido a sua relevância e importância, mas tentaram e não conseguiram decorar todo o conteúdo.
  • não têm a maturação cognitiva ou emocional no mesmo nível da maioria da sua idade – Que injustiça!

O professor do século XXI precisa deixar de “ensinar”, para ajudar o aluno a aprender!

Ensinar, há muito tempo, deixou de ser o ato de transmitir informações – conteúdo – a ser memorizado. Ensinar consiste em buscar estratégias para que a consolidação do aprendizado seja facilitada por meio de interconexões criadas – construídas com auxílio do professor – no cérebro do aluno.

O aluno – como qualquer ser humano, em qualquer situação – precisa de motivação para aprender. Em primeiro lugar, o aluno precisa ver sentido – aplicabilidade e relevância – na matéria. Sua motivação é aumentada quando admira, se identifica e se conecta emocionalmente com seu professor. Suas possibilidades de sucesso vão aumentando na medida em que sente confiança em seu êxito, por meio de palavras e atitudes de incentivo por parte do seu professor, e não por ameaças e castigos. E por último, quando considera a avaliação como uma ferramenta de aprendizagem para identificar pontos a melhorar, e não como uma arma de punição.

Exercícios (prática), desafios, simulações, dramatizações, debates, perguntas provocativas, inserção de recursos tecnológicos como ferramentas de aprendizagem, entre outras, tratam-se de táticas com eficácia cientificamente comprovadas. Entretanto, de nada adianta fazer tudo isso se não houver uma reflexão acerca do paradigma do ensino e o papel do professor nesse contexto.

E, então, vamos fazer nossos alunos ganharem medalhas!


Ney Pereira é especialista em Marketing e Neurociência Pedagógica. Palestrante, professor e escritor. Coach de professores, executivos, CEOs e palestrantes, e consultor corporativo na área de Apresentações Empresariais, Andragogia e Comunicação Interpessoal. Autor do Programa Professor Nota 10 – EaD – Curso de Capacitação em Comunicação de Professores.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.