Leia também:
X Luta pelos ideais cristãos – parte 1

Volkswagen TL

O Hachtback da Volks

Leandro Sauerbronn - 15/11/2017 13h22

A Volkswagen nos anos 70 viveu sua “era de ouro” com a produção de vários modelos. Quase todos esses modelos eram baseados na famosa e confiável mecânica boxer aircooled (motor boxer com refrigeração a ar).

Linha Volkswagen anos 70

Em 1970, a Volks lança o VW TL; que era um modelo fastback baseado em um modelo homônimo alemão VW TL 1600 (type 3) da década de 60 com algumas alterações no desenho.

VW TL 1600 – Type 3
VW TL 1600 – Type 3
Volkswagen TL 1970

 

Propaganda da época

O modelo inicial de 1970 tinha como característica marcante a sua frente que era compartilhada com a VW Variant. Além da frente toda, a mecânica e o interior, mudando apenas a carroceria estilo fastback.

Foram cinco anos de produção. Mesmo não tendo um grande sucesso como a Volkswagen esperava, em 1971 o modelo foi reestilizado e sua frente modificada.

A partir de 71 sua dianteira mudou

Sua motorização era a 1600 boxer de 4 cilindros com dupla carburação (solex) entrega 65 cavalos, chegando a 135 km/h de velocidade máxima, freios a disco na dianteira, 4 marchas com engate preciso. No final de 1971 havia também como opção o modelo 4 portas. O modelo foi produzido até 1976 quando o VW Passat passou a ser o único fastback fabricado pela Volkswagen.

Comparativo da Revista Quatro Rodas

O modelo mais raro é o VW TL Sport, fabricado em 1972 somente com pintura diferenciada com faixas esportivas. Esse modelo é muito procurado pelos colecionadores.

VW TL Sport
Propaganda da época

Na nossa oficina fizemos as regulagens finais de um modelo recém-restaurado esta semana, um modelo cada vez mais raro e que faz muito sucesso entre os fãs do “aircooled” no mundo todo.

Abraços e pé no Porão!

Leandro Sauerbronn

 

Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso.

Nos siga nas nossas redes sociais

Encontros pelo Brasil

Mande o seu evento para divulgação – sociedadeautomotiva@gmail.com

 

 

Turmas para Dezembro – Inscrições abertas

 

Rio de Janeiro – RJ

 

Olímpia – SP

 

Rio de Janeiro – RJ

 

São Gonçalo – RJ

 

Mineiros – GO

 

Cabo Frio – RJ

 

Petrópolis- RJ

 

Rio de Janeiro – RJ

 

São Paulo – SP

 

São Gonçalo – RJ

 

 

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.