Leia também:
X Amigos, quero sempre tê-los

Como funciona o arrefecimento do motor

Entenda a necessidade de sempre estar em dia com este sistema do seu carro

Leandro Sauerbronn - 20/09/2017 10h02

Como funciona o arrefecimento do motor / Foto: Reprodução

O sistema de arrefecimento muitas vezes passa despercebido pelos motoristas. Sua importância é vital para o funcionamento do veículo, este sistema é o responsável pelo resfriamento do motor permitindo sua melhor performance sem que pegue fogo literalmente.

É um circuito fechado onde o líquido refrigerante circula entre o radiador e bloco do motor, quando ligamos o veículo a válvula termostática mantem o líquido no bloco do motor para atingir a temperatura correta de funcionamento, quando chega ao limite da temperatura, a válvula abre permitindo o líquido circular entre o bloco e o radiador, entrando na parte superior do radiador quente e saindo na parte inferior frio, o sistema também possui ventiladores que podem ser mecânicos ou elétricos, no caso do elétrico é acionado por um sensor de temperatura, possui um vaso de expansão com tampa tipo válvula (nunca abra com o motor quente), mangueiras e mais alguns componentes dependendo do ano do veículo e das configurações.

Fique sempre atento ao painel do seu veículo com a temperatura, geralmente o ponteiro não deve passar do meio da graduação.

Cada motor tem uma temperatura de trabalho variando de modelo para modelo, configurações e marcas. A maioria funciona entre 90ºC e 100ºC. Não sei se você lembra das suas aulas de física na escola, mas a água ferve ao nível do mar com 100ºC e como seria possível um motor funcionar nesta temperatura e até mesmo passar dela sem ferver? Ou mesmo congelar com temperaturas abaixo de 0ºC?

Isso se tornou possível com a invenção de um produto químico chamado etilenoglicol que chamamos de líquido refrigerante, líquido de arrefecimento ou anticongelante. O uso do líquido de arrefecimento faz a temperatura de congelamento ir para -33ºC e o ponto de ebulição para 163ºC permitindo o motor trabalhar na faixa ideal de funcionamento.

O líquido de arrefecimento pode ser encontrado na mistura ideal para seu carro nas lojas (consulte o manual) ou você pode comprar o concentrado e realizar a mistura antes de colocar no sistema, NUNCA utilize somente o concentrado, sempre utilize água desmineralizada, NUNCA utilize água da chuva, água de poço, água destilada ou mesmo água mineral todas estes tipos de água são extremamente nocivos para o sistema, podendo ocasionar vários defeitos até o fenômeno de cavitação no bloco do motor ou na bomba d´água.

Também vale lembrar para manter o líquido de arrefecimento longe de crianças ou de animais domésticos é venoso e pode matar.

Quando os antigos carros no início do século passado começaram a ser produzidos em massa só utilizavam água e durante o inverno rigoroso do hemisfério norte quando o motor tinha que ser desligado era necessário escoar toda a água para que não congelasse dentro do bloco do motor ou dentro das mangueiras, evitando assim uma rachadura no bloco ou perda de algum dos componentes que faziam parte do sistema.

Termossifão ou circulação forçada, sistema antigo utilizado em muitos carros do início do século XX.

O sistema de arrefecimento básico de um carro atual possui os seguintes componentes:

1 – Radiador – Faz o ar resfriar o líquido do arrefecimento quando passa impulsionado pelo próprio movimento do veículo ou por hélices ligadas ao eixo do motor ou eletroventiladores, quando o sistema possui ar quente para aquecimento interno do habitáculo existe mais um radiador que fica geralmente localizado dentro do painel;

2 – Mangueiras – Feitas hoje de borracha sintética e algumas com aço trançado na sua constituição ou mesmo de silicone, são responsáveis pela condução do líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador, geralmente o sistema possui dois caminhos principais o superior e o inferior (superior – líquido quente que sai do motor / inferior – líquido frio que sai do radiador);

3 – Válvula termostática – Pode ser mecânica ou elétrica, é responsável por manter o motor em temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura está fria a válvula fecha a circulação do líquido pelo sistema aumentando a temperatura até atingir a faixa de trabalho rapidamente, quando a temperatura ultrapassa esta faixa a válvula libera a circulação do líquido resfriando novamente o sistema;

4 – Sensor de temperatura – Este sensor é responsável pelo ligamento do eletroventilador acoplado no radiador, pode ser localizado em várias partes do sistema desde do bloco, dentro da unidade de controle ou mesmo na mangueira, para saber exatamente onde se localiza a do teu carro consulte o manual do fabricante;

5 – Hélices, eletroventilador (ventoinha) – Como já dissemos faz o a ar circular entre o radiador, quando o carro possui ar condicionado o sistema muitas vezes trabalha com 2 eletroventiladores ou um eletroventilador com velocidades diferentes;

6 – Bomba D´água – Talvez o item mais importante do sistema, fica geralmente acoplada ao bloco do motor acionada por uma correia ligada a uma polia do motor, faz a água circular no sistema.

7 – Vaso de expansão – Quando a pressão do sistema sobe ele compensa o aumento do volume da água, evitando assim uma explosão;

8 – Tampa do radiador ou do vaso de expansão – São válvulas, funcionam que nem a panela de pressão, caso a pressão aumente fora do normal ela abre para diminuir a pressão do sistema.

Quando ocorre o superaquecimento pode ser por vários motivos, alguns deles são:

1 – Vazamentos no sistema – Mangueiras furadas, radiador, ou no vaso de expansão;

2 – Correia da transmissão da bomba d´água gasta ou frouxa;

3 – Bomba d´água defeituosa;

4 – Tampa de pressão do vaso de expansão ou do radiador com vazamento de ar ou líquido;

5 – Falta de óleo lubrificante no motor;

6 – Junta de cabeçote gasta;

7 – Falha na unidade de controle no do tempo da abertura da válvula termostática eletrônica;

8 – Radiador entupido;

9 – Mangueiras do radiador ressecadas.

Sistema de arrefecimento a ar (aircooled)

Este sistema é muito engenhoso utilizando o próprio ar para o arrefecimento do motor sem a necessidade de líquido de arrefecimento, no motor possui aletas para o resfriamento. O motor mais famoso com esta tecnologia é o do Fusca, mas além dele motos, aviões, carros de combate, ônibus, caminhões também já utilizaram e utilizam este sistema.

Sentido do Fluxo de ar
Motor boxer trabalhado de um Volkswagen

Eventos de antigos pelo Brasil

Jundiaí – SP
Cataguases – MG
Caxias do Sul – RS
São Paulo – SP
São Gonçalo – RJ
São Paulo – SP (As margens da represa Guarapiranga)
Campo Bom – RS
Pirapetinga – MG
São Leopoldo – RS

Gostou da matéria? Mande seu evento para divulgarmos, estamos também no Facebook e no Youtube!

Curso Sociedade Automotiva

Sociedade Automotiva

Abraços e pé no Porão!


Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde de nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.