Leia também:
X Volkswagen TL

Lembranças

Nossa memória é um bem divino. Ela nos permite reconhecer quem somos, recontar histórias, reviver momentos e relembrar escolhas

Elaine Cruz - 16/11/2017 10h41

Aprenda a olhar fotos antigas, a recordar seu esforço e competência Foto: Pixabay

Lembrar é um ato humano complexo. A capacidade de reviver internamente um momento, uma saudade, uma imagem, uma experiência sensorial ou emocional é um ato íntimo, particular, que pode ou não ser partilhado, mas nunca vivenciado da mesma forma por duas ou mais pessoas. Cônjuges lembram e se emocionam de forma diferente ao conversarem sobre casamento e filhos. Amigos riem de aspectos diferenciados de um fato partilhado no passado. Pais e filhos lembram das brincadeiras parentais na infância de ângulos e intensidade distintas. Irmãos criados numa mesma casa são afetados de forma diversa pela mesma educação.

A Bíblia já afirma em Provérbios 14.10: Cada coração conhece a sua própria amargura, e não há quem possa partilhar sua alegria. Nossa memória é um bem divino. Ela nos permite reconhecer quem somos, recontar histórias, reviver momentos e relembrar escolhas. E isto nos permite recomeçar projetos, reformular estratégias de ação, reconstruir caminhos e sonhos perdidos, e inovar nossas escolhas. Além de servir como o esqueleto de quem somos, o fio condutor da nossa historia individual, em que o passado reflete no presente, servindo de pano de fundo para nossas escolhas atuais e futuras, que podem ser mantidas ou remodeladas.

A Bíblia nos adverte a nos lembrarmos de onde caímos no passado, e nos ensina a trazer à memória (lembrar) aquilo que nos dá esperança: lembranças que ensinam e fortalecem. Podemos escolher o que lembrar, reforçando sentimentos e escolhas.

Então, viva o presente o melhor que puder. Mas aprenda a olhar fotos antigas, a recordar fatos que evidenciam o seu esforço e competência pessoal ao longo da vida, e refletem o amor e cuidado de Deus por você. Lembre-se dos livramentos divinos, dos milagres e bençãos.

O Salmo 115.12 nos diz que o Senhor se lembra de nós e nos abençoará! Creia, Ele se lembra de você, mesmo quando sua dor e desespero são grandes. Deus nunca perde o controle das situações, e não esquece de cuidar de você. Sim, Deus também se lembra!

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.