Leia também:
X Estupro coletivo

Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio

A cada 40 segundos morre uma pessoa no mundo por suicídio

Daniel Camaforte - 12/09/2017 10h54

Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio / Foto: Pixabay

São duas as características indicativas da saúde global do indivíduo que perpassam por todas as suas dimensões: a capacidade de amar e de trabalhar.

Por capacidade de amar entendemos a troca saudável de afeto, ou seja, quem é capaz de amar está, sobretudo, pronto para acreditar que é digno de receber amor e acredita ser amado. Pode parecer óbvia essa afirmação, porém muitas questões da alma envolvem ter a certeza de que é amado. Quem ama se doa na medida certa, bem como respeita seus próprios limites e sabe dividir o amor com outros. Quem ama estabelece e mantém vínculos, se socializa e até se sacrifica.

Já o trabalho está relacionado ao legado que a pessoa vai deixando na vida. É a possibilidade de produzir, de gerar renda e acumular patrimônio, seja ele físico, ou intelectual, ou moral. No trabalho nos realizamos, nos conectamos com gente que produz, com pessoas que constroem para si mesmas sua dignidade, lutam por seu espaço, superam obstáculos e desafios, e superam também a si mesmas. Nos preparamos grande parte da vida em estudos ou aprendizado de uma profissão para o tempo que dedicaremos a conquistar o próprio sustento e desfrutar do que plantamos.

Quando essas capacidades são comprometidas ou não são vividas de modo saudável, ou pelo menos razoável, é possível identificar possíveis comprometimentos e impactos negativos na vida de qualquer pessoa.

Considere os altos níveis que temos de solidão amparados pelo número crescente das separações e divórcios, do abuso de drogas e álcool, de compulsões de toda ordem, de ansiedades que eclodem como sintomas de emoções adoecidas nesse entrelaçamento interdependente que é a vida em suas dimensões psicológica, espiritual e física. Uma das expressões mais terríveis do adoecimento humano é a depressão, entendida como uma profunda sensação de vazio e de morte, que podem levar a pessoa a tentativas de suicídio. Por vezes, a tentativa se mostra bem-sucedida. A cada 40 segundos morre uma pessoa no mundo por suicídio. Porém, existem caminhos para se lidar com essa dor na alma que podem representar literalmente a salvação da vida e da alma. Há esperança para você.

Na Bíblia, no Salmo 116, Davi afirma que “cordas da morte me envolveram, e angústias do inferno vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram… Então, clamei pelo Nome do Senhor: livra-me Senhor!”.

No final do texto, ele termina dizendo que Deus “livrou os olhos dele das lágrimas”.

Neste Setembro Amarelo, a cada semana, vamos falar um pouco sobre a questão dos adoecimentos e mesmo circunstâncias que podem levar à morte por suicídio. Em minha prática clínica e pastoral, tenho visto muita gente sendo restaurada e devidamente tratada com lindas histórias de restauração e vida.

Convido você a caminhar comigo por este mês todo.


Daniel Camaforte é psicólogo clínico, terapeuta cognitivo comportamental, escritor, palestrante e conferencista internacional, especializado em dependência química pelo PUC-Rio com extensão em Neurociências pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Dirige o CCH – Centro de Cuidado Humano.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.

Leia também: